mintrans.gov.ao
Ministério
13 Janeiro de 2023 | 16h54 - Actualizado em 16 Janeiro de 2023 | 09h50

AEROPORTO DA CATUMBELA PODERÁ SER CERTIFICADO ESTE ANO

Lobito - O Aeroporto Internacional da Catumbela, na província de Benguela, poderá ser certificado no terceiro trimestre deste ano, soube à Angop.

Esta informação foi avançada pelo ministro dos Transportes, Ricado D`Abreu, à margem da visita do Presidente zambiano, Hakainde Hichiema,  a cidade do Lobito, concretamente nas infraestruturas do Corredor do Lobito.

O titular dos Transportes afirmou que despois da certificação do Aeroporto Internacioal Dr.António Agostinho Neto, em Luanda, em Dezembro do ano passado, segue-se o da Catumbela.

Questionado sobre a demora no processo, explicou que "a certificação de um aeroporto não é um acto administativo, mas técnico,  que exige, além de outras competências, recursos naquilo que é a capacidade daquela infraestrutura aeroportuária, para poder servir, sem risco operacional, os seus utilizadores”.

"Há ainda alguns investimentos a fazer, do ponto de vista da capacidade técnica e de meios técnicos e também um conjunto de outros procedimentos que temos de concluir, por isso leva algum tempo”, esclareceu o ministro.

Actualmente, o Aeroporto tem recebido aviões de grande, médio e pequeno porte, principalmente da Companhia Aérea Nacional "TAAG”, que tem feito rotas domésticas.

O Aeroporto Internacional da Catumbela possui uma pista de 3 mil e 700 metros. Está capacitado para processar 2,2 milhões de passageiros por ano e atenderá mais de 900 pessoas por hora.

Possui 16 balcões para check-in e 18 para serviços de imigração, salas de protocolo e para clientes de executiva e primeira classes, restaurante e bares.

Inaugurado a 27 de Agosto de 2012, é  considerado como alternativa para o Aeroporto Internacional de Luanda e distancia-se da capital do país, por cerca de 670 quilómetros.





Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais