mintrans.gov.ao
 
Ministério
31 Janeiro de 2023 | 15h40 - Actualizado em 01 Fevereiro de 2023 | 14h10

ANAC APOSTA NA VALORIZAÇÃO DO CAPITAL HUMANO

A Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC) celebrou o aniversário de 24 dos seus colaboradores. Foram 12 aniversariantes no mês Dezembro de 2022 e 12 em Janeiro do corrente ano.

Criada para assegurar os mais altos padrões de qualidade dos serviços de segurança operacional e de segurança contra actos de interferência ilicita, a Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC) procura ser um catalisador do desenvolvimento económico com credibilidade nacional e internacional.
 
A "implementação efectiva” na área de aeroportos, onde Angola recebeu 68% de aprovação, nota superior à média regional (49%) e média global (62%), bem como, o recente convite para partilhar experiências no Workshop Certificação de Aeroporto, junto de peritos da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), são alguns exemplos de concretização da visão, missão, valores e objectivos da ANAC.
 
Certamente que votos não seriam alcançados sem a indispensável e valorização e participação do capital humano da insituição criada com a entrada em vigor da Lei n.º 14/19, de 23 de Maio, após a extinção do INAVIC por Decreto Presidencial n.º 237/21, de 23 de Setembro de 2021.
 
Vivalda Manuel, trabalha há 14 anos na instituição. Actualmente está colocada no gabinete que responde pelo Capital Humano, onde, junto com outros colegas, faz a gestão de aproximadamente 165 pessoas trabalhadores.
 
Segundo a profissional, é preocupação do actual Conselho de Administração, apostar na humanização dos serviços, tendo no centro o capital humano que é o activo mais importante da organização. "Cuidar deste activo e fazer com que eles se sintam parte da organização é fundamental para o sucesso da nossa actividade”, disse.
 
Explica que a insituição encontrou na celebração de aniversários pessoais, uma forma singela de aproximar e fortalecer os laços humanos e profissionais. "A ANAC entende que estas celebrações são momentos de aproximar os colaboradores e propiciar a celebração dos seus aniversários, porque muitas vezes recebemos os trabalhadores e nem sempre garantimos que todos consigam ter alguma relação de proximidade. Então, nestes momentos, tentamos estabelecer uma relação humanizada, aproximar e permitir que as pessoas se conheçam”, explicou.
 
Este raciocínio foi testificado pela Ilassandra da Silva e por Edgar da Conceição, ambos colaboradores da ANAC, abrangidos na cerimónia que teve lugar na sexta-feira, 27 de Janeiro.
 
Colocada Coordenadora Nacional de Monitoramento Contínuo, Ilassandra da Silva disse que a celebração de aniversários "é um acto salutar e de grande destaque” para si e os colegas, porque "vem estimular e agregar valor a cada um de nós enquanto aniversariantes”.
 
"É uma forma de impulsionar para darmos o melhor de nós em relação a actividade da instituição. É de louvar e agradecer a senhora Presidente do Conselho de Administração (PCA). Desejar que estes actos continuem e que mais actos do género se possam realizar em relação ao convívio entre colegas para reforçar as relações humanas e institucionais”, sublinhou a colaboradora que tem 16 anos de casa.
 
Outro aniversáriante do período foi Edgar da Conceição, director do Gabinete de Auditoria Interna e Controlo da ANAC. Para si, é um momento em que os trabalhadores das diferentes estruturas organizacionais têm a oportunidade de conviver entre si, aproveitar ultrapassar alguns pendentes e fortalecer os laços afectivos. "É uma boa iniciativa e hoje sentimos um reflexo positivo. "Esta iniciativa é um estimulo ao capital humano, porque os trabalhadores sentem-se valorizados, é sempre bom ter este momento informal, onde todos, sem excessão, têm a oportunidade de conviver com o Conselho de Administração e isto é muito bom”, disse.
 
A Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) é uma pessoa colectiva de direito público com a natureza de entidade administrativa independente reguladora, com personalidade jurídica, capacidade judiciária, funcional, técnica, financeira, patrimonial e regulatória de todas as actividades relacionadas com o sector da aviação civil desenvolvidas em território angolano.

Autoridade Nacional da Aviação Civil, em Luanda aos 31 de Janeiro de 2023


Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais