mintrans.gov.ao
Internacional
28 Junho de 2022 | 22h16 - Actualizado em 29 Junho de 2022 | 09h50

ANGOLA E ICAO REFORÇAM CONTRATO DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA

Luanda - Angola e a Organização da Aviação Internacional (ICAO) assinaram esta terça-feira, na cidade de Istambul (Turquia), um contrato de extensão da assistência técnica, no quadro do processo de melhoramento do sistema de aviação civil nacional e internacional.

O acordo permitirá que a ICAO continue a fornecer assistência técnica a Angola para melhorar o  sistema de supervisão da aviação civil, particularmente no aspecto de segurança operacional e da melhoria do nível de implementação efectiva das normas desta organização.

De acordo com uma nota de imprensa do Ministério dos Transportes chegada  à ANGOP, este contrato prevê a implementação efectiva das acções legais e organizacionais na autoavaliação e preparação para a auditoria da ICAO.

Este acto foi rubricado pelo titular da pasta, Ricardo D’Abreu, à margem do simpósio internacional sobre aviação civil, que decorre esta semana na capital da Turquia, para a analisar a recuperação do sector a nível global.

Na ocasião, o governante angolano considerou necessário que Angola reforce o elevado compromisso com o sector da aviação civil, por se tratar de um forte contribuinte para a diversificação da economia e para o crescimento económico nacional, devido ao seu impacto transversal.

Ricardo D’Abreu considerou que a colaboração da ICAO, organismo reitor da aviação civil mundial, visa garantir a implementação das reformas do sector, em curso em Angola.

Para o ministro, é fundamental a componente do capital humano, motivo pelo qual apela a ICAO a brevidade na constituição e arranque da Academia da Aviação Civil Nacional, em Angola. 

A futura academia é um projecto da responsabilidade da Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC) e visa garantir a capacitação e as competências dos profissionais da aviação civil nacional, no qual as tecnologias de informação e a digitalização dos processos são a chave do futuro.

Ricardo D´Abreu chefia uma delegação que participa no Simpósio Internacional da Aviação Civil, que junta em Istambul os titulares dos transportes de África e Europa.




Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais