mintrans.gov.ao
 
Internacional
11 Abril de 2023 | 10h20 - Actualizado em 13 Abril de 2023 | 12h00

ANGOLA NO WORKSHOP CONTINENTAL SOBRE A ANÁLISE DE DADOS DA AVIAÇÃO CIVIL

O País participou no Workshop continental sobre a análise de dados da aviação civil, organizado recentemente pela Comissão Africana da Aviação Civil (CAFAC), em Dakar, Senegal. 

No evento realizado no início deste mês, em parceria com a Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO), Angola esteve representada por quadros da Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) e da Sociedade Gestora de Aeroportos (SGA). 

O Workshop visou capacitar os especialistas africanos do sector com o programa de dados de aviação civil e análises da ICAO para permitir a comunicação regular e atempada de dados fiáveis e precisos pelos Estados membros.

Durante o evento, os participantes foram informados sobre as novas tendências e várias experiências sobre a estatística do transporte aéreo em relação ao tráfego dos passageiros e carga, os recursos financeiros, materiais e humanos da indústria aeronáutica, bem como, as análises dos mesmos dados relativamente ao desempenho das companhias aéreas, os operadores aeroportuários, os provedores de serviços de navegação aérea e outros relevantes stakeholders. 

Igualmente, o evento serviu para mobilizar sinergias entre os reguladores e a indústria para conformidade a periodicidade da produção e disseminação de dados de melhor qualidade, bem como uma boa compreensão e a complementaridade entre as partes interessadas na utilização de dados da aviação civil para o planeamento económico e empresarial, previsão e tomada de decisões, melhorar a eficiência das companhias aéreas, dos aeroportos, dos provedores de serviços de navegação aérea e outras partes interessadas. 

Neste sentido, o workshop teve sequência com a segunda reunião dos peritos africanos que decorreu de 6 a 8 de Abril do no em curso, tendo em vista o reforço da eficácia do Programa Africano sobre Dados da Aviação (APAD) da CAFAC orientado pelo programa da ICAO, cujo objectivo estratégico cingiu-se em, coordenar o desenvolvimento de um sistema de transporte sustentável eficiente na África e como prioridade chave a promoção do Programa Africano de Dados de Aviação (APAD).

A delegação angolana do Workshop sobre a análise de dados da aviação civil, com uma equipa composta pelo Chefe do Departamento de Estatística da Direção de Regulação Económica,  Chefe do Departamento de Planeamento e Estatística, técnico estatística do Departamento de Estatística, entre outros quadros do sector.

Autoridade Nacional da Aviação Civil, em Luanda, aos 11 de Abril de 2023


Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais