mintrans.gov.ao
 
Ministério
30 Janeiro de 2023 | 12h21 - Actualizado em 01 Fevereiro de 2023 | 13h55

ANGOLA PARTICIPA NA SESSÃO ESPECIAL DO COMITÉ DA AVIAÇÃO CIVIL DA SADC

Luanda, 30 de Janeiro de 2023. Uma Delegação chefiada pela Administradora da ANAC, Dra Rebeca Manuel representou o país (Angola) na Reunião Especial do Comité de Aviação Civil da SADC (CAC) que teve lugar de 26 a 27 de Janeiro de 2023, em Mbabane, no Reino de Eswatini, que deliberou sobre a adopção do Plano Estratégico do iSASO para 2023-2028, que estabelece os objectivos e metas estratégicas da SASO, bem como as iniciativas para os anos fiscais de 2023-2028.

Durante o encontro, que foi oficialmente aberta pelo ministro das Obras Públicas e Transportes, do Reino de Eswatini, Ndlaluhlaza Ndwandwe, a delegação angolana participou também das deliberações do Plano Financeiro da iSASO para o período de 2023/2024 à 2025/2026 e das emendas ao Manual da SASO.

As delegações de Angola, África do Sul, Botswana, República Democrática do Congo (RDC), Eswatini, Malawi, Moçambique, Namíbia, Tanzânia, Zâmbia e o Secretariado da iSASO, deliberaram também sobre a Proposta de Alteração do Manual da SASO, que orienta os funcionários sobre as condições de serviço, bem como disponibiliza informações, orientações e políticas, que permitem um melhor desempenho dos quadros tal como rege os artigos da Carta da SASO.

Organizado em "Volume 1: Administração” e "Volume 2: 
Operações SASO”, a referida publicação está dividida em capítulos que cobrem o âmbito das operações. Na sessão, foi igualmente observado que o que o Manual da SASO foi alterada para incorporar dois domínios adicionais de Aeroportos (AGA) e Navegação aérea (ANS), tendo em conta que anteriormente o Manual SASO cobria apenas os domínios de Licenciamento do pessoal aeronáutico (PEL), operações (OPS) e  aeronavegabilidade (AIR).

Os membros da CAC ratificaram o investimento de 10 000 000 (Dez Milhões em  EMALANGENI/LILANGENI) com a empresa Old Mutual, instando os Estados Membros a nomear funcionários para destacamento de Tecnologias de Informação (TI) e Peritos Jurídicos.

Assim sendo, recomendou que os planos de pagamento devem cobrir os Estados em atraso por mais de 2 anos que requerem serviços e devem cobrir um período máximo de reembolso de doze a 12 meses a partir da data efetiva do plano de pagamento.

Sobre a ANAC

A Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) é uma pessoa colectiva de direito público com a natureza de entidade administrativa independente reguladora, com personalidade jurídica, capacidade judiciária, funcional, técnica, financeira, patrimonial e regulatória de todas as actividades relacionadas com o sector da aviação civil desenvolvidas em território angolano.

*Autoridade Nacional da Aviação Civil *


Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais