mintrans.gov.ao
 
Ministério
17 Janeiro de 2023 - Actualizado em 18 Janeiro de 2023 | 13h10

ANUNCIADA A CONCESSÃO DO TERMINAL MINEIRO

Lobito A direcção da Empresa Portuária do Lobito, na província de Benguela, prepara-se para, a partir do 2º trimestre deste ano, proceder à formalização da concessão do Terminal Mineraleiro e, posteriormente, do Terminal polivalente, passado para o modelo de gestão de “Porto Senhorio”, anunciou o presidente do Conselho de Administração.

Celso Rosas lançou estes dados na apresentação do balanço do exercício do ano 2022, realizado no início desta semana. Na ocasião, garantiu que com a oficialização do projecto, o Porto do Lobito estará diante de uma gestão híbrida, o que levará a administração a ter como principais atribuições a regulação e fiscalização das actividades de cariz portuário, exercendo o papel de Autoridade Portuária. Em função dessa nova realidade, Celso Rosas enumerou uma série de desafios que a empresa se propõe a enfrentar no decurso deste ano (2023), tendo como destaque à definição e estabilização de um novo modelo de administração como Porto Senhorio; concepção de Sistema de Controlo de Concessões de áreas domina; reestruturação e organização do capital humano no âmbito das concessões; e recuperação das dívidas bem como a conclusão do Plano Master de Segurança e Ambiente.

 

"A nossa força e vontade de fazer mais e melhor são notáveis, pelo que exorto a todos os trabalhadores a manterem firme o compromisso de elevar cada vez mais a capacidade técnica e prestar serviço de excelência aos nossos clientes que sempre serão o nosso foco", disse.

O presidente do Conselho de Administração do Porto do Lobito assegurou que o ano de 2022 terminou com um porto mais dinâmico, moderno no que concerne às tecnologias e que valoriza, em primeira instância, "a pessoa humana, estando esta mais próxima dos stakeholders, no que tange a prestação de serviços com qualidade, segurança, rapidez, sustentabilidade, bem como apresentação de soluções aos problemas dos nossos clientes”.

 

Vale aqui referir que o Porto Comercial do Lobito conta com um total de mil e 522 trabalhadores. Porto Senhorio O conceito de "Porto Senhorio” (do inglês Landlord Port) refere-se à ocasião em que apenas as infra-estruturas portuárias são de posse e controlo do agente público (Empresa pública ou Governo) e as supra-estruturas, incluindo os equipamentos, e o trabalho portuário são do controlo e gestão do sector privado.

 



Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais