mintrans.gov.ao
Ministério
29 Junho de 2022 | 20h25 - Actualizado em 30 Junho de 2022 | 09h55

AUTOCARROS ARTICULADOS COMEÇAM A CIRCULAR EM SETEMBRO EM BENGUELA

A partir de Setembro deste ano, a nova frota de autocarros articulados começará a circular na rota Benguela/Lobito, sendo a novidade a redução para metade do preço dos bilhetes das passagens, apurou a ANGOP.

Para isso, o Governo Provincial de Benguela deu luz verde às duas empresas vencedoras do concurso público para a gestão dos seis novos autocarros articulados, nomeadamente Rosalina Express e Trans-Pinto, que vão pôr os meios a circular a nível inter-municipal.

No acto de entrega dos autocarros às operadoras de transportes públicos, o vice-governador provincial para os Serviços Técnicos e Infra-estruturas, Adilson Gonçalves, anunciou que a linha expressa Benguela/Lobito estará em condições para que estes veículos possam circular o mais tardar até Setembro de 2022.

A expectativa, referiu, é a de que os seis autocarros articulados possam vir a transportar, por cada viagem, mais de 600 pessoas na rota Benguela/Catumbela/Lobito, na tentativa de diminuir as habituais enchentes nas paragens, sobretudo nas horas de ponta, dado o défice de transportes públicos.

"Vamos ter pontos específicos com todas as condições necessárias de acomodação para as pessoas”, explicou, acrescentando que o embarque e desembarque de passageiros serão feitos junto das estações de comboios dos Caminhos-Ferro de Benguela (CFB).

O impacto da medida será a melhoria da mobilidade urbana, com o vice-governador a ressaltar ainda como ganhos a redução do preço das passagens para 100 a 150 kwanzas, contra os actuais 300 kwanzas praticados pelos táxis "azul e branco”, que asseguram as ligações regulares entre as duas cidades.

"São autocarros que vão trazer maior tranquilidade no transporte dos munícipes”, realçou, lembrando que as obras de melhoria das estradas nas cidades de Benguela e do Lobito irão permitir criar condições adequadas para a entrada em funcionamento dos meios.

Operadoras preparadas

Daniel Zeferino, supervisor geral da Rosalina Express, reconhece que a rota Benguela/Lobito é a única em condições técnicas, porque a estrada é linear e possui rotundas que facilitam as manobras dos autocarros.

Informou que o contrato para a compra dos três autocarros articulados está orçado em 313 milhões de kwanzas, a serem pagos ao Estado durante cinco anos, num total de 50 prestações.

Já o representante da empresa Trans-Pinto, João Pinto, que também recebeu as chaves de três autocarros, elogia o programa do governo de reforço da frota de transportes públicos para melhorar a prestação desse serviço às populações.

Por isso, garante que as operadoras vão praticar o preço de 100 a 150 kwanzas estipulado pelo governo, para facilitar a mobilidade da população.

Entregues em Março último, pelo ministro dos Transportes, Ricardo D’Abreu, ao Governo Provincial de Benguela, os autocarros articulados, de marca Scania, têm capacidade para mais de 100 passageiros, sentados e em pé, e estão equipados com elevadores semiautomáticos para o acesso a cadeirantes.



Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais