mintrans.gov.ao
 
Ministério
15 Abril de 2023 | 08h32 - Actualizado em 18 Abril de 2023 | 12h45

CITTRANS É OPORTUNIDADE PARA FORMAÇÃO DE QUALIDADE DOS JOVENS

Lubango - Os Centros de Inovação e Tecnologia dos Transportes (CITTRANS) constituem meios de oportunidades para a juventude local capacitar-se e assim ter facilidades de acesso ao mercado de trabalho, considerou na sexta-feira, no Lubango, o secretário de Estado para os Transportes Terrestres, Jorge Bengue.

Ao discursar na abertura do 1º ciclo de formação do CITTRANS do Caminho de Ferro de Moçâmedes (CFM), no Lubango, Jorge Bengue destacou que juventude precisa de emprego e os centros são uma oportunidade, um espaço de preparação para o mercado de trabalho, com qualidade.

Declarou que os centros são vocacionados para a formação técnico-profissional, não só para os trabalhadores e funcionários do Ministério dos Transporte, mas está aberto para toda a sociedade.

"Precisamos aprender a fazer bem aquilo que é nossa obrigação. As nossas responsabilidades no país são acrescidas e se não tivermos deslocações, quer da população quer de mercadoria, teremos o nosso desenvolvimento comprometido”, defendeu.

O secretário de Estado reiterou que a formação do capital humano tem sido um elemento essencial nas prioridades do ministério de tutela para terem quadros mais capacitados, a fim de satisfazerem da melhor forma os anseios dos passageiros. 

Jorge Bengue reforçou que o sector dos transportes é um pilar fundamental da economia nacional, um bem-fazer que irá se traduzir no bom desempenho do sector, no crescimento e desenvolvimento do país.

Salientou existirem várias empresas, não só do sector, mas de outros domínios que terão a oportunidade para capacitarem os seus quadros para que prestem o melhor serviço ao nosso cidadão.

Explicou que a ideia é reduzir as reclamações recebidas dos utentes, melhorar os serviços dos transportes, quer o serviço prestado por operadores públicos, quer aquela atividade desenvolvida pelo sector empresarial privado. 

"Precisamos de quadros capazes, jovens com qualificações, angolanos que desempenhem bem as suas actividades, estejam aonde estiverem colocados", reforçou.

Solicitou ao Governo local todo o apoio e colaboração, no sentido de manter a infra-estrutura funcional por longos anos e que desempenhe efectivamente o seu papel tal como foi criado. 

Por sua vez, o PCA do CFM, António Coelho da Cruz, frisou que a abertura do 1º ciclo de formação do CITTRANS/CFM-Huíla marca o início das funções de um centro de ensino na região, no âmbito das políticas do ministério de tutela, da formação de quadros para o desenvolvimento do sector dos transportes e não só.

O PCA, recentemente nomeado e empossado, afirmou que a entrada em funcionamento do centro profissional vem contribuir significativamente para o desenvolvimento do sistema educacional aos diversos níveis de formação profissional, potenciando e capacitando jovens para entrada no mercado de emprego.

Como desafio, o conselho de administração do CFM pretende na conjuntura actual,  segundo António Coelho da Cruz, a concentração da tenção de todo o esforço necessário para fazer do centro uma referência no panorama  educacional do país e não só. 

"Implementar políticas de funcionamento que permitam no pais num curo espaço de tempo proceder a formação de vários quadros  para diversas áreas do sector dos transportes  e outros, de forma a contribuir para respostas positivas das necessidade de difíceis  quadros que o pais  enfrenta”, continuou. 

O Centro de Inovação e Tecnologia dos Transportes, CITTRANS, do CFM é uma instituição de educação de profissional enquadrada no sistema  de educação do Ministério da Educação e no Sistema Nacional de Educação Profissional do Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS) com os quais sujeita-se metodologicamente.

O centro sugue para dar respostas às necessidades especificas de formação tecnológicas inicial e continua de quadros no sector dos transportes e não só.  

Tem como objecto social, a formação técnica profissional de qualidade e inovadora, a apresentação de serviços de acessória ou consultoria tecnológica nas áreas marítimas aeroportuárias, ferroviárias, rodoviárias, aviação, indústria de transporte e logística no geral.

Para além do da Huíla, existem mais outros dois CITTRANS nas províncias do Huambo e Luanda, cujo ciclo de formação abriu esta sexta-feira.

O CITTRANS é de âmbito nacional e tem por missão de promover a formação de excelência para os quadros administrativos, executivos e operacionais, assim como realizar pesquisas com o intuito de contribuir para a melhoria da organização e funcionamento no sector dos transportes e no mercado em geral. 

A formação no centro vai ser ministrada nos períodos da manhã e tarde, com uma diversidade de cursos técnicos, de curta, média e longa duração, com estágios supervisionados.

O centro conta 515 alunos, a sua oferta formativa de 16 cursos na grelha curricular, mas para o arranque têm ainda disponibilizado só quatro cursos, sendo que o curso de eletricidade industrial, manutenção industrial, mecânica-auto e segurança, higiene e saúde no trabalho. 

A unidade tem sete salas de aulas, 10 turmas, uma biblioteca e um internato, antes funcionava como uma escola, salas anexas do instituto médio politécnico da Humpata e nesta altura dá-se a abertura da vertente técnica.



Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais