mintrans.gov.ao
 
Ministério
31 Janeiro de 2023 | 15h49 - Actualizado em 01 Fevereiro de 2023 | 14h00

ESTUDANTES DA UAN FAZEM ESTUDO DA BIODIVERSIDADE DO NOVO AEROPORTO INTERNACIONAL DE LUANDA

Luanda, 30 de Janeiro de 2023. Os estudantes da Faculdade de Ciências Naturais da Universidade Agostinho Neto (UAN) estão a fazer o levantamento da biodiversidade na área do Novo Aeroporto Internacional de Luanda, agora designado Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto.

A iniciativa resulta de uma parceria entre a coordenação do Gabinete Operacional para Abertura e Certificação do Novo Aeroporto (GONAIL) e a UAN, estabelecida recentemente e que visa a realização de estudos científicos para garantir a protecção do ambiente e preservar o ecossistema  no perimetro  na resolução de problemas do Novo Aeroporto. Um desses estudos é o levantamento da biodiversidade no perímetro aeroportuário localizado em Bom Jesus, município de Icolo e Bengo, província de Luanda.

O Departamento de Biologia da Faculdade de Ciências Naturais ficou encarregue pelo estudo da biodiversidade e outros complementares que estão a ser realizados por estudantes apoiados por docentes da referida instituição do ensino superior. Para tal, foram constituídos 2 (dois) grupos de trabalho, sendo um para área animal e outro para área vegetal que desenvolvem actividades de pesquisa no perímetro em referência. 

Para a área vegetal, o levantamento resultou já na identificação de 39 espécies, das quais 13 subarbustos, 14 herbáceas e 12 gramíneas. O levantamento não faz referência a arbustos e árvores, pois, por uma questão de segurança aeroportuária, estes foram eliminados em toda a área das pistas. Os dados são ainda provisórios e podem ser alterados nos próximos dias, tendo em conta as quedas pluviométricas que tem-se verificado nos últimos dias na área do aeroporto. Os resultados finais do levantamento serão publicados sob a forma de trabalhos de fim do curso.

Quatro das 12 espécies de gramíneas resultantes do levantamento estão a ser alvo de um experimento que visa analisar a sua capacidade de cobertura do solo e a resistência ao défice hídrico, tendo em conta a aridez do clima da área. A que melhor adaptação mostrar às condições locais será então utilizada para o arrelvamento das áreas entre as pistas e outras adjacentes do Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto (AIAAN) a fim de evitar as poeiras e a erosão dos solos. De acordo com o relatório preliminar partilhado com o GONAIL, a selecção de uma gramínea adaptada às características edafoclimáticas locais reduziria os gastos na manutenção dessas áreas. Os dados finais do experimento serão igualmente publicados sob a forma de trabalhos de fim do curso pelos estudantes envolvidos na pesquisa.

Sobre o NAIL

O Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto conta com uma extensão de 1 324 hectares, foi projectado para receber 15 milhões de passageiros por ano, que deve estar concluído no primeiro trimestre de 2023.
 
GABINETE OPERACIONAL PARA ABERTURA E CERTIFICAÇÃO DO NOVO AEROPORTO em Luanda, aos 31 de Janeiro de 2023


Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais