mintrans.gov.ao
 
Ministério
19 Maio de 2023 | 18h41 - Actualizado em 22 Maio de 2023 | 12h30

INAUGURADO PONTÃO FLUENTE DO PORTO DE CABINDA

Cabinda - Um pontão flutuante para descargas de viaturas e outro tipo de cargas contentorizadas foi inaugurado hoje, no Porto de Cabinda, pelo ministro dos Transportes, Ricardo D´ Abreu.

Com esta infra-estrutura, marca-se o início oficial das operações de descargas de viaturas e cargas contentorizadas, com segurança, transportadas pelo navio de tipo Ferry Boat, a partir dos terminais portuários do Soyo/Zaire para Cabinda e vice-versa.

Na ocasião, Ricardo de Abreu manifestou sua satisfação por concretizar uma solução que muito se esperava a nível do Porto de Cabinda, a fim de se reduzir os custos operacionais e aumentar a segurança operacional.

"A infra-estrutura terá um impacto muito significativo na vida das populações de Cabinda, sobretudo em relação ao custo de vida, por ser uma infra-estrutura funcional que vai facilitar o acesso de bens e pessoas que já estão a ser transportados”, realçou.

Disse que está a trabalhar com o Ministério das Finanças, a Operadora e o Governo Provincial de Cabinda para assegurar um regime de tarifas e preços dos fretes, a fim de que sejam vantajosas, visando a dinamização dos serviços e oferta de preços justos.

Por seu turno, a governadora de Cabinda; Mara Quiosa, disse que a província já está mais ligada com o resto país com a inauguração e a entrada em funcionamento do pontão flutuante do Porto de Cabinda.

"A população que, durante algum tempo vinha clamando por este serviço, hoje, finalmente, tem-no à disposição”, afirmou a responsável.

 Para a governadora, trata-se de um serviço que vem ajudar e a alavancar a economia da província e do sector empresarial local, uma vez que terão a oportunidade de, a partir destes serviços, fazer chegar a província, viaturas, mercadorias e outros bens que deverão servir às populações”.

O pontão flutuante do Porto de Cabinda é uma obra antecedida pela construção de uma plataforma de betão que tem um cumprimento de 35 metros e uma largura de 14 metros, assente em 21 estacas - uma estrutura que foi construída em cerca de cinco meses.

A construção do Cais, Quebra -mar marcou uma nova era para o Porto de Cabinda onde ficam ultrapassados todas as questões ligadas às calemas, assoreamento da bacia, permitindo mais fluidez à navegabilidade e atracagem dos navios de grande porte e com segurança no Porto de Cabinda.



Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais