mintrans.gov.ao
 
Ministério
19 Maio de 2023 | 13h58 - Actualizado em 22 Maio de 2023 | 12h20

LANÇADA PRIMEIRA PEDRA PARA CONSTRUÇÃO DO NOVO AEROPORTO INTERNACIONAL DE CABINDA

Cabinda - A primeira pedra da construção Aeroporto Internacional de Cabinda foi lançada na, sexta-feira (19.05), nas proximidades da localidade de Sassa-Zau, comuna de Malembo, cerca de 36 quilómetros a norte do município sede da província (Cabinda).

A futura infra-estrutura, cujo auto de consignação foi assinado hoje, começa a ser erguida no próximo mês de Junho e visa, fundamentalmente, o descongestionar o fluxo de passageiros que a província tem registado nos últimos tempos, a nível dos transportes de passageiros e carga aérea para a capital do país (Luanda) e vice-versa, tendo em conta a descontinuidade geográfica de Cabinda com o resto do país.

O empreendimento terá uma pista de pouso e aterragem de 3 500 metros (m) de cumprimento e 45 de largura, um terminal de passageiros de 12 mil metros quadrados e prevê-se um movimento de 700 passageiros dia para voos domésticos e 500 para voos internacionais.

O aeroporto, que será construído em 48 meses pelo consórcio OCI e OAIL, terá uma capacidade de operacionalidade de voos de tipo Boeng-777 e 737, para além de outros tipos de aeronaves de pequeno e médio porte de carga e de passageiros.

Durante as obras haverá a oportunidade de criação de mil e 500 empregos directos e indirectos, sendo 95 por cento destes para nacionais, com destaque para a juventude que terão uma formação local através de programas de treinamento bem como a promoção de parceria com empresas locais.

A empreitada, cujo montante não foi especificado, vai contar ainda com um quartel dos bombeiros, administração e segurança policial, estacionamento para helicópteros, edifício de suporte terrestre e um terminal de cargas.

A cerimónia, marcada pela assinatura do auto de consignação, contou com a presença do ministro dos Transportes, Ricardo de Abreu, e governadora de Cabinda, Mara Quiosa, que, na ocasião, ressaltou a importância da construção da infra-estrutura na província, respondendo, as exigências e solicitações das populações locais.

Na ocasião, Ricardo D´Abreu referiu que o aeroporto é um projecto considerado no plano director nacional para o sector dos Transportes e de infra- estruturas rodoviários, desenvolvido pelo Ministério dos Transportes, visando atender à crescente demanda do transporte aéreo da província.

"Este é um projecto que se enquadra na modernização das infra-estruturas do sector dos Transportes ao nível do Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN), com objectivo de garantir melhores infra-estruturas e mais adequadas para potencializar o crescimento e desenvolvimento em particular da província de Cabinda”, sublinhou o ministro.

Disse ainda que o sector dos Transportes tem vindo a realizar empreendimentos e investimentos relevantes em Cabinda. " Por isso, sentimos que temos uma importância crítica para reduzir a isolamento de Cabinda relativamente ao resto do pais e garantir também que a região possa com o futuro aeroporto internacional potenciar-se para o mundo e garantir o mais forte crescimento, desenvolvimento e sustentabilidade da própria província e dos povos da região”.

Referiu também que o Ministério dos Transportes tem projectos determinantes que terão impacto estruturantes naquilo que poderá ser o potencial e oportunidades de negócio em Cabinda, nomeadamente o Terminal de Águas Profundas do Caio, e o Porto de Cabinda - uma infra-estrutura que não servirá só a província.

 O gestor avançou, igualmente, que o futuro aeroporto internacional dará oportunidades de a província de Cabinda se ligar ao mundo.

Por seu turno, a governadora de Cabinda, Mara Quiosa, indicou que o lançamento da primeira pedra para a construção do novo aeroporto internacional é um passo decisivo para a concretização da obra.

" É um projecto estratégico de interesse nacional que vem dar cumprimento aos objectivos plasmados no novo Plano de Desenvolvimento Nacional que servirá de plataforma da província com o mundo de forma directa para Cabinda.PL/PPA



Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais