mintrans.gov.ao
 
Ministério
05 Janeiro de 2023 | 12h01 - Actualizado em 06 Janeiro de 2023 | 13h00

MINISTRO DOS TRANSPORTES CONSTATA OBRAS DO TERMINAL DE CABOTAGEM NORTE DO PORTO DE LUANDA

O ministro dos Transportes, Ricardo Viegas D’Abreu, constatou, esta quarta-feira, 4 de Janeiro, o grau de execução das obras do Terminal de Cabotagem Norte do Porto de Luanda, numa visita de trabalho em que se fez acompanhar do secretário de Estado para os Sectores da Aviação Civil, Marítimo e Portuário, Emílio Londa.

Na ocasião, Ricardo D'Abreu recebeu da Administração do Porto de Luanda informações detalhadas sobre o Terminal de Cabotagem Norte, nomeadamente o grau de execução técnica, a previsão de conclusão das obras, entre outros.
 
Dentre várias valências, a construção do cais de cabotagem e ponte cais vai ligar as  províncias de Luanda, Zaire  e Cabinda por via marítima, permitindo assim fomentar o transporte de pessoas e mercadorias entre estas regiões do país.
 
A concepção global do projecto resulta de um trabalho multidisciplinar com soluções adequadas à eficácia exigida para cada situação, numa relação técnico-económica, obedecendo a rigorosos padrões de qualidade e exigência,  recorrendo a meios tecnológicos que irão conferir ao terminal condições de funcionalidade, conforto, ambiental, operação e manutenção de equipamentos.
 
Ainda no quadro da visita de trabalho, o ministro visitou o Centro de Operações do Circuito Fechado de Televisão (CCTV) do Porto de Luanda, recentemente instalado, que veio proporcionar maior controlo e segurança a toda a área de jurisdição portuária.
 
Já no Terminal Marítimo de Passageiros (TMP) do Porto de Luanda, Ricardo D’Abreu inteirou-se sobre o funcionamento do equipamento de raios X, do projecto de exploração da parte do parque de estacionamento da Baía de Luanda, bem como do processo de partidas e chegadas de passageiros e mercadorias.
 
Para além de uma sala de embarque, desembarque de passageiros e mercadorias, o TMP dispõe de restaurante, serviços de check-in, transportador horizontal para encaminhar bagagens para zona de contentorização, transportador em fila para evitar o trânsito das bagagens e uma zona de recolha da bagagem.
 
Ministério dos Transportes em Luanda, aos 05 de Janeiro de 2023


Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais