mintrans.gov.ao
 
Ministério
08 Março de 2023 | 11h42 - Actualizado em 09 Março de 2023 | 11h45

NOTA DE IMPRENSA

GOVERNO LANÇA CONCURSO PÚBLICO PARA CONCESSÃO DAS PLATAFORMAS LOGÍSTICAS DA ARIMBA E LOMBE

Esta lançado o quarto e quinto Concurso Limitado por Prévia Qualificação para a celebração do contrato de Concessão para efeito de Concepção, Construção, Exploração e Gestão Comercial, por um período de trinta anos, das Plataformas Logísticas da Arimba e Lombe, nas Províncias da Huíla e Malanje.

É da responsabilidade da Agência Reguladora de Certificação de Carga e Logística de Angola (ARCCLA), organizar e acompanhar os processos de Concessão das Plataformas Logísticas (PLs), elaborar as peças de procedimentos com base na legislação aplicável no quadro da dinamização da Rede Nacional de Plataformas Logísticas.
O lançamento deste Concurso segue-se ao já ocorrido para a concessão das Plataformas Logísticas do Luvo, Soyo e Luau, parte das seis Plataformas Logísticas previstas na primeira fase para a implementação da Rede Nacional de Plataformas Logísticas (RNPL).  

O actual contexto socioeconómico, nacional e internacional impõe aos países e regiões a definição de estratégias que estimulem a produção local e garantam a distribuição destes produtos para os principais pontos de consumo, ou de manufactura ou até para exportação.
Dentro do layout das Plataformas Logísticas estão previstas, para além das instalações para a consolidação e a desconsolidação de cargas, a existência de armazéns alfandegários para apoiar os processos de importação, de exportação, e em trânsito.

 *Sobre as Plataformas

Logísticas da Arimba e Lombe
A Plataforma Logística da Arimba (Província da Huíla) está localizada a 35 km da cidade do Lubango, possui ligação com a EN 280. Na sua zona de fronteira estão as capitais provinciais de Benguela (257 km), Huambo (316km) e Namibe (171 km).
Ao nível das infraestruturas logísticas, a PL da Arimba poderá beneficiar dos Portos do Namibe e do Lobito, dos Caminhos de Ferro de Moçâmedes e de Benguela, para além dos aeroportos na Catumbela e no Namibe.

A Plataforma Logística do Lombe está situada na zona central de Malanje, beneficia do Caminho de Ferro de Luanda, uma infra-estrutura logística estratégica, como ponto de ligação com os mercados internacionais através do Porto de Luanda.
A estação do Lombe, da linha do Caminho de Ferro de Luanda, dista cerca de 4km de Malanje, 27km do Aeroporto de Malanje e 24km da Estrada Nacional 140. Para além destas instalações logísticas existem as rodovias, sendo a mais importante a EN-230, que liga Malanje a Luanda passando por N’Dalatando. Outra via importante é a EN-322, que liga a comuna de Pungo-Andongo à vila de Capanda.
 
GABINETE DE APOIO AO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO E DE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL DA ARCCLA, 08 DE MARÇO DE 2023


Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais