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26 Junho de 2022 | 14h40 - Actualizado em 27 Junho de 2022 | 09h20

TAAG INAUGURA ROTA LUANDA-MADRID SEGUNDA-FEIRA (27.06.22)

Madrid (Enviado especial) – Os voos directos entre Luanda e Madrid, da companhia angolana TAAG, iniciam a partir desta segunda-feira (27), representando uma mais-valia para Angola e a Espanha.

A rota vai movimentar passageiros e mercadorias, incrementando o intercâmbio multidimencional entre os dois estados.

A TAAG vai operar com duas frequências semanais, na quinta-feira e domingo, às 22h55 minutos (partida), com chegada à Madrid às 05h15 minutos, respectivamente.

Esta rota vai permitir a conexão com 143 destinos, de 43 países, com um único bilhete, no quadro da rede da Iberia (companhia Aérea Espanhola), nomeadamente para Europa e Américas (sul e norte).

De igual modo, os passageiros da companhia aérea espanhola terão acesso, a partir de Luanda, a rede de destinos nacionais, intercontinental e de África, pela TAAG. 

Para o efeito, um acordo de code-share e interline entre a TAAG e a Iberia foi assinado no dia 5 de Maio transacto com vista ao reforço das ligações entre África e a Europa, tendo como principal eixo a rota entre as capitais angolana e espanhola.

Operacionalmente, esta rota denominada Luanda-Madrid, que funcionará na linha Luanda-Madrid-Porto-Luanda, não será totalmente operado pela TAAG, dado que entre Madrid e Porto a operação caberá à companhia aérea espanhola, Iberia. 

O troço Luanda-Madrid será operado pela TAAG e o troço Madrid-Porto será operado pela companhia área Iberia, à luz do protocolo assinado com a TAAG.

Os voos internacionais da TAAG

No global, a companhia aérea angolana, TAAG, voa para 27 destinos internacionais, com particular destaque para Portugal, com voos diários, num total de 14 frequências semanais.

As frequências para Portugal são operadas com dois voos diários às segundas, quartas, quintas e sextas feiras e aos sábados. Já às terças feiras e aos domingos conta apenas com um único voo entre as duas capitais (Luanda e Lisboa).  

Na América do Sul, a TAAG voa para São Paulo (Brasil) e, em África, para para a Cidade do Cabo e Joanesburgo, na África do Sul, Maputo, em Moçambique, e Lagos (Nigéria).

Cooperação Angola e Espanha

A visita do Presidente da República, João Lourenço, em Setembro de 2021, ao Reino de Espanha deu um "novo impulso” à cooperação bilateral, entre os dois Estados.

Na ocasião, ministro das Relações Exyeriores, Téte António, considerou que as relações entre Angola e Espanha são dinâmicas e têm vindo a melhor, motivando, cada vez mais, as médias e pequenas empresas espanholas a investir no país.

Nesta altura, o chefe da diplomacia angolana referiu que, com a Espanha, Angola coopera em quase todos os sectores, como energia e águas, na saúde, indústria e comércio e educação. 

Sobre a TAAG

A TAAG foi criada em 1938 como DTA - Divisão dos Transportes Aéreos da Direcção dos Serviços de Portos, Caminhos-de-Ferro e Transportes de Angola. 

Segundo dados históricos, as suas operações iniciaram-se, de facto, em 1940.

Nessa fase inicial utilizava os aviões Dragon Rapide, Klemen e Leopard Moth, tendo como primeiras linhas regulares activas Luanda-Moçâmedes e Luanda-Lobito. 

Os primeiros voos internacionais faziam o percurso Luanda-Ponta Negra (Congo Brazzaville).

A partir de 1948 passa a utilizar os aviões do tipo Douglas DC-3, e 14 anos mais tarde (1962) adquire o primeiro aparelho do tipo Fokker Friendship (Fokker F27).

Em 1973, a DTA transforma-se em empresa de capital misto com a designação de TAAG – Transportes Aéreos de Angola, S.A.R.L., com capital maioritário do Governo, 30 por cento da TAP (Portugal) e o restante repartido por empresas privadas.

Até à Independência de Angola (em 1975), além do acrónimo TAAG, os aviões usados na altura identificavam-se com as cores brancas, faixas horizontais verdes, sombreados pretos e o símbolo da palanca negra gigante, uma identidade totalmente alterada.

Dessa data para os dias de hoje, a companhia passou de Sociedade Anónima de Responsabilidade Limitada (SARL) à Unidade Económica Estatal (UEE), depois à Empresa Pública (E-P). Agora à Sociedade Anónima (SA), como vanguarda do transporte aéreo angolano, cuja actividade se processa há 81 anos.

Em Setembro de 2019, começou o processo de privatização da operadora, por força de um Decreto assinado pelo Presidente da República, João Lourenço, anuindo à transformação desta em Sociedade Anónima (SA).

 



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