mintrans.gov.ao
Ministério
19 Julho de 2022 | 13h00 - Actualizado em 20 Julho de 2022 | 08h50

TAAG REFORÇA FROTA COM COMPRA DE SEIS AVIÕES

A aliança estratégica A TAAG, Linhas Áreas de Angola, comprou seis aeronaves do tipo Airbus A220-300 à construtora europeia “Air Lease Corporation” (ALC) e começa a chegar ao país a partir de Janeiro de 2023.

Segundo uma nota da TAAG, distribuída à imprensa, está é uma compra sob o regime de leasing, mediante um acordo comercial directo assinado durante a conferência de "Farnborough International Airshow 2022”. Os aviões começam a ser entregues, faseadamente, entre Janeiro a Julho de 2023.

O modelo Airbus A220-300, com uma autonomia de voo de oito horas, figura-se como aeronave de última geração, com eficiência e consumos médios, versatilidade, com uma capacidade de 142 lugares, dos quais 130 na classe económica e 12 na executiva. O documento refere que esta frota vai permitir à TAAG uma flexibilidade única para cobrir todo o mercado intra-africano, permitindo ao mesmo tempo a expansão para os demais mercados intercontinentais, com uma elevada eficiência. 

Com a entrada em operações dessas aeronaves, a companhia nacional aérea prevê poupar cerca de 30% em custos de combustíveis, quando comparadas aos modelos existentes Boeing 737, em rotas de longo curso. Na circunstância, diz a nota de imprensa que Eduardo Fairen, Presidente do Conselho Executivo (PCE) da TAAG, disse que esta acção faz parte do plano de crescimento da frota e, pela primeira vez, aposta numa estratégia multimarca, ao incorporar a Airbus na sua operação. 

"Através de um modelo de investimento ágil e financeiramente sustentável para o contexto da companhia, como é o formato de lease agrément”, destaca o gestor. Segundo o responsável, esta parceria vem realçar o compromisso da TAAG em continuar a crescer e consolidar a reputação junto dos stakeholders internacionais, bem como criar uma nova proposta de valor para os passageiros. O PCE adiantou que, no âmbito da "angolanização” e transferência de know-how, as aeronaves Airbus A220-300 serão pilotadas por quadros angolanos, bem como a gestão da manutenção será feita por equipas locais. (País)



Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais