mintrans.gov.ao
 
Ministério
19 Fevereiro de 2024 - Actualizado em 19 Fevereiro de 2024

AEROPORTO INTERNACIONAL DR. AGOSTINHO NETO (AIAAN) JÁ INICIOU A TRANSIÇÃO OPERACIONAL PARA SE TORNAR UM HUB DA AVIAÇÃO NO CONTINETE AFRICANO

Luanda, 19 de fevereiro de 2024 - O Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto (AIAAN), inaugurado aos 10 de Novembro de 2023, por Sua Excelência, João Manuel Gonçalves Lourenço, Presidente da República de Angola, está a passar por um processo de activação operacional gradual sob a gestão do Airport Temporary Operator (ATO). Este processo ocorre enquanto se finaliza a seleção e a concessão do operador definitivo que será responsável pela gestão futura do aeroporto.

A transferência das operações do Aeroporto 4 de Fevereiro para o AIAAN decorre em três fases, sendo: (1) Activação do Terminal de Cargas com a recepção dos primeiros voos cargueiros puros; (2) Activação do Terminal de Passageiros com o início das operações dos voos domésticos e (3) Início das operações dos voos internacionais.

Cada uma destas fases está a seguir a metodologia ORAT (Operational Readiness & Airport Transfer), que conta com a participação de todos os envolvidos do setor da aviação civil. O objetivo é garantir a prontidão e a excelência operacional das infraestruturas, sistemas e capital humano, facilitando uma transferência bem sucedida, adequada e segura das operações para o novo aeroporto.

Após o AIAAN obter as certificações, operacional e aduaneira, da ANAC e AGT respectivamente, o ATO deu início à Fase 1. Isto envolveu a transferência de todos os voos cargueiros puros para o novo e moderno Terminal de Carga Aérea do AIAAN, cujo 1º voo se realizou a 19 de dezembro de 2023, pela nossa companhia de bandeira a TAAG. Desde o início das operações, foram já realizados com sucesso 32 voos de carga (28 de importação e 4 de exportação), totalizando 326,59 toneladas de carga processadas (310,20 de importação e 16,39 de exportação), com recepção de aeronaves do tipo Boeing 747-400, 737-800, Antonov 12 e Antonov 24, com frequência média de 3 a 4 voos por semana, operadas pelas companhias GRUPO LIZ, TAAG, MULTIFLIGHT e CELTA.

Estando previstas as Fases 2 e 3, que visam activar o Terminal de Passageiros para voos domésticos e internacionais, e também receber as cargas armazenadas nos porões das aeronaves, já foi iniciado um complexo processo que abrange desde a extensão da certificação operacional e aduaneira para o processamento de passageiros e bagagens, centradas no Terminal de Passageiros, até ao comissionamento e testes da infraestrutura, equipamentos e sistemas, além da realização de simulacros operacionais para verificar o nível de prontidão do terminal, cujo resultados até agora alcansados têm sido bem sucedidos.

 Ao mesmo tempo, o ATO continua a dimensionar e mapear as necessidades de capital humano para a composição total do quadro de colaboradores a enquadrar, pelo que estes profissionais foram seleccionados por meio do concurso público realizado a quando da 12ª edição da FILDA de 2023. O enquadramento deles está a decorrer de forma gradual, e em conformidade com o cronograma aprovado para cada uma das fases da transferência operacional dos voos.

Por outro lado, é importante considerar, que estes profissionais passarão ainda por uma formação especializada que decorrerá no mês de Março, e os que atingirem os resultados aceitaveis ao praticado na industria serão enquadrados.

Sobre o Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto

 O AIAAN possui uma infraestrutura aeroportuária moderna e tecnológica distribuída em aproximadamente 30 km². Possui duas pistas de aterragem e descolagem com capacidade para receber aeronaves de médio e grande porte como o B747-800 e o A380. O aeroporto tem capacidade para receber até 15 milhões de passageiros e até 130 mil toneladas de carga por ano.

 O complexo de cargas oferece instalações seguras e eficientes para o manuseio de diversos tipos de mercadorias, incluindo refrigeradas, perigosas, valiosas e animais vivos, distribuídas em áreas específicas para importação, exportação e carga doméstica.

O Terminal de Passageiros está dividido em três píeres, sendo dois deles internacionais e um para voos domésticos e regionais. Possui 31 mangas e 07 posições remotas para as aeronaves. A área de partidas é composta por seis ilhas de check-in, 40 balcões para os serviços migratórios e 10 equipamentos de leitura digital de passaporte (Passa Fácil). Já a área de chegadas é constituída por 30 balcões para os serviços migratórios, 10 equipamentos de leitura digital e 9 tapetes rolantes de bagagem.

O Terminal de Passageiro também dispõe de diversas áreas comerciais constituídas por oito lounges, uma zona de duty-free e diversos espaços para comércio, restauração e serviços aos passageiros, que logo estarão a oferecer opções variadas, conveniência, conforto e superiores níveis de qualidade de serviço, semelhantes aos existentes nos grandes aeroportos internacionais.

 



Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais