mintrans.gov.ao
 
Ministério
23 Maio de 2022 | 09h05 - Actualizado em 24 Maio de 2022

ANAC APOSTA NO RESGATE DA CREDIBILIDADE DO SISTEMA DA AVIAÇÃO CIVIL

Luanda – A nova Presidente do Conselho de Administração (PCA) da Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC), Amélia Kuvíngua, elegeu o resgate da credibilidade do sistema da aviação civil, nacional e internacional, como principal desafio da ANAC.

"O nosso desafio premente é o resgate da credibilidade do sistema da aviação civil, a nível nacional e internacional, e, para tal,  é relevante o papel dos inspectores e auditores”, disse a PCA.

A responsável, que falava na sexta-feira, na tomada de posse da sua instituição, na Assembleia Nacional, considera fundamental que os quadros sejam responsáveis, rigorosos e comprometidos, bem como com qualificações actualizadas para melhor desempenharem as suas funções.   

Nesta conformidade, a Presidente do Conselho de Administração realçou que a ANAC figura-se como mais um ente, dentre os vários do Sistema da Aviação Civil, cuja missão cabe orientar a indústria às melhores práticas e supervisionar o andamento das actividades do sector.

Os membros do Conselho de Administração da Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) tomaram posse, depois de nomeados por Decreto Presidencial na sequência de um processo público de selecção de quadros.

O Conselho de Administração tem como presidente Amélia Domingues Kuvíngua, Neusa Lopes, Administradora Executiva para a Área da Regulação, Rebeca Manuel, e Administradora Executiva para a Área das Finanças, Manuel Gonçalves, Administrador Executivo para a Área das Operações.

Igualmente tomou posse Emanuel Vieira, Administrador Executivo para a Área de Segurança.

O acto foi testemunhado pelo presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, e do ministro dos Transportes, Ricardo Viegas D’Abreu.

O Conselho de Administração da ANAC foi nomeado pelo Decreto Presidencial n.º 104/22, de 6 de Maio, no âmbito da realização de um processo público de selecção de quadros, conduzido por uma entidade internacional independente de consultoria técnica especializada na matéria.

Este modelo de selecção decorre da entrada em vigor da Lei da Autoridade Nacional da Aviação Civil, no contexto da transição do Instituto Nacional de Aviação Civil (INAVIC) para a Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC), em alinhamento com as práticas da Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO).



Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais