mintrans.gov.ao
 
Internacional
03 Junho de 2022 | 08h06 - Actualizado em 07 Junho de 2022

ANGOLA E PORTUGAL VÃO TRABALHAR EM CONJUNTO NAS INICIATIVAS DA ECONOMIA AZUL

Para o efeito, esteve em Angola uma equipa portuguesa de especialistas nesta área para dar formação aos técnicos nacionais, durante 4 dias, sobre mais este instrumento que pode contribuir para a diversificação da economia nacional.

Participaram nesta iniciativa membros de várias entidades públicas e privadas de Angola. A ação de formação visou apoiar o desenvolvimento da economia azul e a diversificação da economia angolana, promovendo o aproveitamento sustentável das actividades tradicionais e emergentes da economia do mar.

Os participantes assimilaram um "sistema operativo azul”, que lhes permite ver com clareza e decidir com confiança – uma licença de "condução" azul – para planear, administrar e gerir uma equipa ou região, e ao mesmo tempo para avaliar um investimento ou implementar um projeto. Perspetiva-se um horizonte de continuidade do trabalho desenvolvido, com a realização de novas iniciativas e muita inovação.

Economia Azul em Angola É actualmente reconhecido que o potencial da economia azul angolana é subaproveitado, embora contribua significativamente para o seu pib, particularmente na indústria do petróleo e gás. A indústria pesqueira e o transporte marítimo ocupam também lugares de destaque.

Em agosto de 2019, por despacho do Presidente da República de Angola, foi criada a Comissão Multissectorial para os Assuntos do Mar, com o objectivo de elaborar a Estratégia Nacional para o Mar de Angola (ENMA) e o respetivo Plano de Ação Esta estratégia passa também pela elaboração do Ordenamento do Espaço Marinho (OEM). A ENMA continua actualmente em desenvolvimento, com foco na diversificação da economia e na segurança alimentar.



Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais