mintrans.gov.ao
 
Ministério
03 Junho de 2022 | 08h06 - Actualizado em 07 Junho de 2022

CFM E CLÍNICA SAGRADA ESPERANÇA ABREM CENTRO MÉDICO EM MOÇÂMEDES -NAMIBE

O Grupo Sagrada Esperança, em parceria com a empresa pública do Caminho de Ferro de Moçâmedes, abriu na última quarta-feira, 26 de maio, um Centro Médico na província do Namibe, para dar resposta as necessidades sanitárias dos trabalhadores e da população local.

Coube ao Governador da província do Namibe, Archer Mangueira, o corte da fita inaugural do centro dedico, a funcionar na antiga estação do CFM, na cidade de Moçâmedes, no âmbito da parceria entre a Clínica Sagrada Esperança e o Caminho de Ferro de Moçâmedes, que começou com a abertura da clínica do Lubango, há oito anos.

Na ocasião, o director para a extensão e parcerias da Clínica Sagrada Esperança, Jorge Dupre, fez uma apresentação sobre a Clínica Sagrada Esperança, informando que a mesma conta com 21 unidades em quase todo o país, exceptuando as províncias do Cuando Cubango e do Cuanza-Norte.

Resultado da parceria existente, com a abertura da clínica no Lubango, abriram-se conversações para alargar os serviços ao Namibe, que depois de aturadas negociações foi dada a luz verde para a reabilitação da antiga estação, cuja obras, a cargo da empresa Teixeira Duarte, duraram 11 meses com um orçamento de 4 milhões de dólares norte-americanos.

A entrada em funcionamento dessa unidade vai trazer melhorias significativas para a população namibense com abertura de novos serviços.

Por seu turno o presidente do Conselho de Administração da empresa do Caminho de Ferro de Moçâmedes, Daniel Quipaxe, referiu que o CFM, no âmbito do princípio da cooperação entre as Instituições e dentro das políticas de Responsabilidade Social, orientadas pelo ministro dos transportes e, ao abrigo da Lei 11/19 de 14 de Maio das Parcerias Públicas Privadas, celebrou um acordo, visando a prestação de serviços de saúde, nas áreas de prevenção, diagnóstico, assistência médica e medicamentosa aos trabalhadores da empresa e os seus dependentes.

Frisou, ainda, que, para a realização da parceria com a Clínica Sagrada Esperança, na cidade de Moçâmedes, após vários encontros de concertação com o Governo da Província do Namibe, e auscultação à sociedade civil, optou-se pela cedência do Edifício da Antiga Estação do CFM, preservando assim o acervo patrimonial histórico existente, valorizando as instalações.

A clínica a funcionar numa área de 500 metros quadrados, conta com três enfermarias, consultórios médicos, bloco operatório, um laboratório de análises clínicas, duas salas de observação, salas de tratamento, RX e vai prestar serviços na especialidade de saúde ocupacional, medicina interna, cirurgia geral, ginecologia e obstetrícia e outra especialidade até aqui inexistente na província.

Por seu lado, o governador da província do Namibe, Archer Mangueira, reconheceu ser uma parceria de grande valia, sendo que a população da província sai bem servida e acredita que os serviços a serem prestados serão de qualidade, enaltecendo a preservação do património histórico e o facto da admissão de nova força do trabalho. Actualmente, o Caminho de Ferro de Moçâmedes, fruto da referida parceria, conta com dois centros médicos na cidade do Lubango e Moçâmedes, estando em curso negociações para reabilitar e posteriormente abrir um outro empreendimento similar na província do Cuando Cubango, para onde se estende a linha da empresa.



Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais