mintrans.gov.ao
 
Ministério
09 Setembro de 2022 | 14h49 - Actualizado em 13 Setembro de 2022 | 09h25

CONCESSIONÁRIA DO CORREDOR DO LOBITO MANTÉM CONTACTO COM AS AUTORIDADES DA RDC

Luanda - O grupo concessionário do Corredor do Lobito está a estabelecer contacto com as autoridades da República Democrática do Congo (RDC) e com a Sociedade Nacional de Caminhos-de-Ferro Congoleses para a reactivação da ferrovia que liga a antiga Katanga ao Caminho-de-Ferro de Benguela.

Segundo uma nota de imprensa que a ANGOP teve acesso, antes de serem formalmente anunciados como vencedores do concurso público da concessão do Corredor do Lobito, em Julho passado, a Mota-Engil, Trafigura e Vecturis estavam já estavam em contacto com as autoridades da RDC, com vista ao desenvolvimento das ferrovias da província mineira de Lualaba.

O Ministério dos Transportes angolano anunciou, a 19 de Julho, a concessão do Corredor do Lobito ao consórcio europeu Mota-Engil, Trafigura e Vecturis.

O grupo concorria contra a aliança das empresas chinesas CITIC (China International Trust and Investment Corporation), Sinotrans e China Railway Group. Até ao momento, o contrato de concessão ainda não foi assinado.

O processo deverá ser retomado e concluído após a tomada de posse do novo Governo saído das eleições de 24 de Agosto.

Nesta altura, as movimentações do grupo europeu, segundo o site Africa Intelligence, visam a requalificação dos 456 quilómetros de caminho-de-ferro que liga Luau à cidade congolesa de Kolwezi, e com a qual se reactivaria integralmente o corredor ferroviário de 1800 quilómetros entre o Lobito e as principais minas de cobre e cobalto da RDC.

Como resultado destas conversações, afirma a publicação, o consórcio europeu e a Sociedade Nacional de Caminhos-de-Ferro Congoleses (SNCC, sigla em francês) poderiam concluir em breve um acordo para financiamento e apoio técnico para aquisição de novas locomotivas e para a "reabilitação de secções-chave” da ferrovia congolesa entre Dilolo (fronteira RDC/Angola), Kolwezi e o importante centro mineiro de Tenke.

O site relembra ainda que Kinshasa e Luanda assinaram já uma convenção para permitir a passagem de vagões angolanos para a RDC e vice-versa, o que pressupõe apenas a mudança de locomotiva na fronteira.

Os contactos com as autoridades congolesas e a SNCC foram directamente lideradas por Eric Peiffer, co-fundador da Vecturis, Alexandre Canas, director-geralda Trafigura em Angola, e Roberto Barbosa Vidal Ferreira, director de desenvolvimento da Mota-Engil, informa a Africa Intelligence.

A participação da Trafigura em projectos mineiros na RDC e no consórcio que vai gerir o Corredor do Lobito, torna a reabilitação da ferrovia congolesa ainda mais determinante para a empresa.

Segundo o informe, corporações mineiras, como a Ivanho e Mines, responsável pelo mega-projecto de prospecção de cobre "Kamoa-Kakula”, surgem entre os interessados na reactivação dos 1800 quilómetros da ferrovia Lobito – Kolwezi, a via mais curta entre uma saída oceânica e as minas congolesas.

Como sinal deste interesse, refere Africa Intelligence, este grupo mineiro já enviou ao Lobito uma equipa para adquirir espaço de armazenamento no porto angolano.



Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais