mintrans.gov.ao
 
Internacional
01 Março de 2023 | 19h37 - Actualizado em 02 Março de 2023 | 10h25

CORREDOR DO LOBITO VAI SE TORNAR A FERROVIA DE MINERAIS CRITICOS MAIS IMPORTANTE DO MUNDO

Angola, Zâmbia e República Democrática do Congo (RDC) deram passos importantes para criar um corredor comercial que pode transformar a forma como os recursos da região são enviados.

"A harmonização dos regulamentos sobre o corredor e o desenvolvimento da infraestrutura permitiria aos três países transportar metais usados ​​para fabricar veículos elétricos e turbinas eólicas das minas interiores para o porto, reduzindo o tempo de transporte de semanas para dias”, disse a mineradora Pensana em comunicado.
O acordo permitirá que os três estados – todos membros da Comunidade de Desenvolvimento da África do Sul (SADC) desenvolvam conjuntamente regulamentos e sistemas de corredores harmonizados para promover o desenvolvimento de infraestrutura.
O Corredor do Lobito vai atravessar Angola e ligar-se às zonas mineiras da província do Katanga, na RDC, e ao Copperbelt, na Zâmbia.
"O Corredor do Lobito apresenta uma rota estratégica alternativa para os mercados de exportação da Zâmbia e da RDC e oferece a rota mais curta que liga as principais regiões mineiras destes dois países ao mar”, disse a SADC.
Os três países acordaram a gestão conjunta de um corredor comercial de e para o porto atlântico do Lobito, recentemente concessionado ao grupo português de infraestruturas Mota-Engil por uma modernização de USD 450 milhões.
Os ministros dos Transportes dos três países assinaram um acordo para facilitar o Corredor do Lobito, que ligará o porto do Lobito, no Oceano Atlântico, em Angola, ao interior mineiro.
 


Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais