mintrans.gov.ao
 
Ministério
09 Setembro de 2023 - Actualizado em 11 Setembro de 2023 | 10h00

JÁ FORAM PUBLICADOS DADOS E INFORMAÇÃO AERONÁUTICA PARA CONHECIMENTO DA COMUNIDADE DA AVIAÇÃO CIVIL MUNDIAL

Foram publicados no passado dia 7 de Setembro, dados e informação aeronáutica relevantes sobre o Aeroporto Internacional António Agostinho Neto para conhecimento da comunidade da aviação civil mundial.

 A certificação do Novo Aeroporto Internacional de Luanda está em curso e deverá concluir-se até ao final do mês de Outubro. O processo cumpre na íntegra as recomendações da ICAO ( Organização da Aviação Civil Internacional), tendo sido publicado no dia 7 deste mês o TRIGER NOTAM ( Notice to Airman) do Aeroporto Internacional de Dr. António Agostinho (AIAAN), documento que divulga, antecipadamente, toda informação aeronáutica que é de interesse directo e imediato sobre a segurança, regularidade e eficiência da navegação aérea, e fundamental para assegurar a realização de voos de precisão nas pistas 24L/23R do AIAAN.

Parte importante do processo de certificação, e, elaborado após a realização dos voos de calibração dos sistemas e equipamentos – CNS (Sistemas de comunicação, navegação e vigilância), bem como de aferição dos procedimentos de aproximação de precisão das pistas do AIAAN, o NOTAM foi publicado na data AIRSC (Aeronautical Information Regulation and Control) de 07.09, que antecede o envio das emendas ao AIP ( Aeronautical Information Publication) da República de Angola – instrumento de informação para a indústria, companhias aéreas e empresas de gestão aeroportuária.

Satisfeito com concretização desta meta e a dois meses da inauguração do Aeroporto Internacional António Agostinho Neto, Ricardo Viegas d’Abreu, Ministro dos Transportes, sublinha a importância do momento, pois já estão publicados a nível internacional os procedimentos que garantem a segurança padrão vigente na indústria para a operação do AIAAN. "Este momento, que é histórico, é também muito importante para nós, não só pelo que significa de trabalho árduo realizado e de objectivos conseguidos, mas, sobretudo, para que a prossecução das próximas fases, que nos vai conduzir à sua inauguração em Novembro, decorra dentro do previsto”, sublinha o mesmo responsável.

Ministério dos Transportes em Luanda, 09 de Setembro de 2023.


Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais