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25 Agosto de 2021 | 11h08 - Actualizado em 30 Agosto de 2021

MINTRANS apostado na melhoria da mobilidade urbana da cidade de Luanda

A informação foi avançada pelo Director Geral interino do Instituto Nacional de Transportes Rodoviários (INTR), Énio Costa, durante uma entrevista...

"O Ministério dos transportes tem estado a trabalhar na implementação de algumas reformas no sector dos transportes, de modos a melhorar os problemas da mobilidade urbana da cidade de Luanda, como enchentes nas paragens de autocarros colectivos, número reduzido de paragens para embarque e desembarque de passageiros entre outros”.

A informação foi avançada pelo Director Geral interino do Instituto Nacional de Transportes Rodoviários (INTR), Énio Costa, durante uma entrevista concedida ao programa "Manhã Informativa” da Rádio Nacional de Angola.

Segundo uma ronda efectuada pela Rádio Nacional de Angola, na manhã de segunda-feira, 23, apurou que a mobilidade em Luanda continua dramática, e principalmente no período matinal. Segundo os passageiros entrevistados pela RNA, solicitam mais aumento de autocarros nas rotas de Viana – 1º de Maio, Mutamba – Cassequel, Cacuaco – São Paulo, para acudir o actual cenário. Solicitam também o retorno da Rota Grafanil-Mutamba para reduzir os custos com os gastos de transporte. No município de Cacuaco, as rotas da Funda – Vila de Cacuaco, Hospital de Cacuaco – Paraíso, são rotas que estão a ser estudadas para dar resposta a solicitação dos citadinos, como garantiu o Director Municipal do Gabinete do Tráfico e Mobilidade do referido município, Júlio Azevedo. Para o chefe de Departamento de Tráfico e Mobilidade da TCUL, Domingos Jayone, em Luanda estão disponíveis cerca de 130 autocarros distribuídos em várias rotas.

O responsável apontou ainda que em termos de maior procura por parte dos passageiros, estão as rotas do Largo das Escolas – Capalanga, Benfica – Sanatório – Shoprite, bem como Zango – Cacuaco. Até a presente data a província de Luanda já beneficiou de 444 novos autocarros para reforçar a frota das operadoras dos transportes públicos e privados, entregues no âmbito do programa de reforço dos transportes urbanos de passageiros. Énio Costa, garantiu igualmente que os autocarros ora distribuídos às demais operadoras, serão controlados nos próximos tempos a partir do Centro de Controlo Operacional do Governo Provincial de Luanda, permitindo monitorar todos os autocarros em circulação em tempo real nas rotas de exploração de cada operadora, bem como efectuar alguma comunicação com o motorista. Por outro lado, com o arranque do projecto de construção do Metro de Superfície de Luanda, cujas obras devem iniciar no próximo ano, contempla quatro linhas, com um total de 149 quilómetros. Para o Director Geral interino do Instituto Nacional de Transportes Rodoviários, Énio Costa, o Metro de Superfície virá se juntar com os serviços de transportes já existentes, no caso dos autocarros, comboios e táxis privados, e terá como principal propósito, melhorar a mobilidade urbana da cidade de Luanda.



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