mintrans.gov.ao
Ministério
13 Setembro de 2022 | 19h09 - Actualizado em 14 Setembro de 2022 | 09h45

SERVIÇO DE CARGAS DA TAAG GERA LUCROS DE 67 MILHÕES DE DÓLARES

Luanda – O serviço de transporte de carga da companhia de bandeira nacional TAAG arrecadou, até Agosto transacto, 67 milhões de dólares, superando a meta estipulada para este ano, fixada em 55,5 milhões de dólares.

Este serviço novo no segmento da TAAG, em oito meses de operações, resultou numa receita, excepcional, superior a 20 por cento, contrariando as projecções, por ocasião do seu lançamento em Janeiro deste ano, a quatro meses do final exercício económico anual. 

Estes dados constam de uma nota de imprensa que à ANGOP teve acesso esta terça-feira, que destaca os proveitos arrecadados pelo segmento de carga da TAAG, que têm evoluído favoravelmente nos últimos anos, conforme demonstra o relatório e contas, com 33.695.933,00 dólares em 2021, um crescimento de 14% face ao ano de 2020, em que se arrecadaram 29.604.256,00 dólares.

Segundo a nota, este desempenho é resultado do trabalho de equipa e de contratos celebrados pela TAAG para voos "charter”, exclusivamente de carga, entre a China e a América latina (Brasil), via Angola.

Neste sentido, esclarece o documento, a TAAG tem diversas ligações a partir de Luanda para cidades chinesas como Changsha, Hong Kong, Guangzhou, Shangai Hongqiao e Beijing para carregamento de mercadoria diversa. 

Dentre as tipologias dessa mercadoria que a TAAG transporta destacam-se matérias-primas, produtos agrícolas, material de electrónica e bens diversos. 

Esse serviço é assegurado por três aeronaves, sendo dois Boeing 777 para ligações de intercontinentais e um Boeing 737 para as rotas regionais. 

"O transporte de carga e correio é cada vez mais estratégico para a TAAG, com um contributo crescente para a sustentabilidade da companhia”, destaca a nota. 

Paralelamente ao esforço do aumento de proveitos, a TAAG está igualmente empenhada na redução de custos. A companhia tem como objectivo reduzir custos na ordem dos 10 milhões USD até Agosto de 2023. 

Neste sentido, diz a nota, entre os meses de Julho e Agosto do corrente ano, a Direcção de Aprovisionamento e Serviços da TAAG conseguiu uma poupança de 1,4 milhões dólares, através da renegociação de contratos e compras, mantendo todos os serviços funcionais.



Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais