mintrans.gov.ao
 
Ministério
06 Dezembro de 2022 | 18h54 - Actualizado em 14 Dezembro de 2022 | 09h50

TAAG PRECISA PREPARAR-SE PARA OS DESAFIOS - SECRETÁRIO DE ESTADO

Luanda – A TAAG tem o desafio de optimizar a sua frota para responder à demanda doméstica, regional e intercontinental, no quadro da estratégia de Angola, em tornar Luanda, num “hub”, apontou o secretário de Estado para a Aviação Civil, Marítimo e Portuário, Emílio Londa.

Segundo o responsável, que falava na cerimónia de apresentação da nova aeronave A220 da Airbus da companhia angolana, a TAAG precisa dar suporte à estratégia de construção de um "hub regional”, suportado pelo novo Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto.

Emílio Londa disse também que o mercado africano de transportes aéreos vai solicitar à companhia de bandeira nacional uma outra dimensão, capilaridade e elevada capacidade do seu capital humano.

Neste particular, referiu o secretário de Estado, o Governo angolano tem vindo a operar algumas reformas estruturais que visam situar o país como destino seguro para a modalidade aérea, no sentido de aumentar a atractividade da região Austral e tornar Angola "num verdadeiro hub” competitivo para passageiros e cargas.

Por outro lado, disse o dirigente, isso permitira o sector da aviação civil, em breve, aumentar o peso da sua contribuição no Produto Interno Bruto (PIB), consequentemente apoiar melhor o processo de diversificação da economia em curso no país.

" É prioridade do Executivo angolano atrair players internacionais com experiência comprovada, dos quais investidores, financiadores, fornecedores, clientes e parceiros, por isso é fundamental assegurar ligações regulares, aproximar as economias promovendo negócios e a circulação de pessoas e bens”, afirmou o dirigente.

Na ocasião, o presidente do Conselho Executivo (PCE) da TAAG, Eduardo Fairen, disse que esta é a primeira de seis aeronaves que vão reduzir os custos operacionais em cerca de 25%, operando a nível regional e intercontinental.

O PCE adiantou que o próximo avião chega em Agosto de 2023, período em que entra em operação essa nova frota regional. Neste período estão a ser capacitados pela Airbus, os pilotos da TAAG que, de forma exclusiva, vão comandar as aeronaves.  

Essa encomenda, disse o gestor, fica concluída em 2024, com a chegada das duas últimas aeronaves que foram adquiridas sob regime comercial de leasing.

" Este é um momento histórico que prestigia Angola, a aviação angolana e reforça a credibilidade da companhia de bandeira”, concluiu.

Sobre a aeronave Airbus

O Airbus A220 tem capacidade para 148 passageiros, dos quais 130 em classe económica e 18 em classe executiva. Este aparelho é uma aeronave moderna e extremamente eficiente com uma redução de consumo de combustível na ordem dos 25 por cento.

O Airbus A220 é um equipamento "amigo do ambiente” com reduzida emissão de CO2 e poluição sonora, em cerca de 50 por cento.

Esta é uma aeronave flexível, tem uma autonomia de 7h30 minutos, numa altitude superior a 13 mil pés, atingindo uma velocidade de 850 km/hora.



Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais