mintrans.gov.ao
 
Ministério
03 Dezembro de 2022 | 17h53 - Actualizado em 14 Dezembro de 2022 | 09h40

TRANSFERÊNCIA PARA AEROPORTO AGOSTINHO NETO COMEÇA EM JUNHO

Luanda - O ministro dos Transportes, Ricardo D'Abreu, afirmou, que a transferência do Aeroporto 4 de Fevereiro para o novo Aeroporto Internacional Dr. Agostinho Neto inicia no segundo semestre de 2023.

O ministro referiu, à imprensa, que o início da transferência no período em causa visa possibilitar o arranque das operações comerciais, em Dezembro de 2023. 

À margem da visita do Presidente da República, João Lourenço, às obras de construção do novo Aeroporto de Luanda, o governante informou que a mudança é complexa e multidisciplinar.

"Terá o seu início a meio de 2023 para dar tempo para o arranque das operações no mês de Dezembro", confirmou Ricardo D'Abreu, tendo adiantado que no aeroporto interagem várias especialidades necessárias ao seu funcionamento.

Segundo o ministro dos Transportes, a partir de Maio do próximo ano estarão várias equipas a trabalhar integralmente até o início dos voos comerciais.

"O Aeroporto Dr. Agostinho Neto é cada vez mais uma realidade. Estamos convencidos que dentro de um ano iremos começar a viajar a partir deste aeroporto”, afirmou, salientando que nesta fase o novo aeroporto recebe pequenos acabamentos e alguns equipamentos.

Certificação do novo aeroporto

Quanto ao processo de certificação do Aeroporto Internacional Dr. Agostinho Neto, disse que decorre sem constrangimentos e estará concluída no final do próximo ano, por altura da sua inauguração.

O ministro dos Transportes disse, na ocasião, que está a ser dinamizado o projecto da cidade aeroportuária de Icolo e Bengo ao redor do aeroporto, daí ter incentivado o envolvimento do sector privado para a sua materialização operacional.

"O Governo está a criar as condições de facilitação para que o sector privado ocupe este espaço de forma ordenada e sustentável, para termos um aeroporto com infra-estruturas de apoio modernas”, afirmou.

Novo aeroporto sem construções anárquicas

Sobre as construções ao redor do novo aeroporto, o responsável disse que foram feitas evacuações o que permitiu estancar o problema das construções desordenadas no perímetro.

O ministro informou que está em construção um bairro, denominado "Projecto Ngolome” onde será edificado residências no modelo auto de construção dirigida, para 
mitigar a escassez de habitação na região.

Sublinhou que no Projecto Ngolome, o Governo vai construir toda infra-estrutura técnica e social como escolas e mercados.

Governador de Luanda

Ainda no quadro do Projecto Ngolome, o governador de Luanda, Manuel Homem, informou que o processo de realojamento já começou e que estão asseguradas as condições financeiras 

O governador de Luanda, Manuel Homem, disse que no quadro do projecto Ngolombe o governo provincial está a tratar dos títulos de propriedade dos terrenos que estão a ser atribuídos aos beneficiários.

Segundo Manuel Homem estão em curso contactos, junto do Ministério da Agricultura e Florestas, para que parte do espaço do Ngolombe sirva para o cultivo.

Novo Aeroporto Internacional de Luanda

Localizado no distrito de Bom Jesus, município de Icolo e Bengo, o novo Aeroporto Internacional de Luanda tem quatro pistas, estando duas delas prontas para aterragens de aviões de grande e pequeno porte.

A pista sul, a maior do Aeroporto, tem quatro mil metros por 60 de largura, onde foi realizado o primeiro vôo experimental, em Junho de 2022, através de uma aeronave do tipo Boeing 777 da companhia de bandeira nacional TAAG.

O voo experimental, que partiu do Aeroporto 04 de Fevereiro, em Luanda, marcou o início de um período de certificação que vai durar cerca de 18 meses, a fim de apurar se o projecto cumpriu com as regras internacionais para a construção de aeroportos do género e se existe pessoal técnico para operar num aeródromo daquela dimensão.   

O Novo Aeroporto Internacional de Luanda "Dr. António Agostinho Neto", que ocupa uma área de 1.324 hectares, tem capacidade para 15 milhões de passageiros e um volume de mercadorias de 50 mil toneladas por ano.

A infra-estrutura possui, também, duas pistas duplas e está dimensionado para receber aeronaves do tipo B747 e A380 - actualmente o maior avião comercial, além de contemplar a construção de raiz de uma cidade aeroportuária que cobrirá uma área de construção de 75 quilómetros quadrados.

O novo Aeroporto Internacional de Luanda "Dr. António Agostinho Neto", construído para se adequar aos novos tempos do sector da Aviação Civil, entrará em pleno funcionamento em Dezembro de 2023.

Para que a obra arrancasse com êxito, segundo fonte do Ministério dos Transportes, foi preciso ultrapassar algumas etapas sociais e a tomada de decisões inovadoras e arrojadas.



Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais