• A TAAG FAZ HISTÓRIA COM O LANÇAMENTO DO PRIMEIRO VOO DIRETO LUANDA NAIROBI


    Nairobi, 02 de Setembro - TAAG , companhia aérea de bandeira, realizou um marco histórico na segunda-feira, 1 de setembro, com a chegada do primeiro voo direto inaugural a partir de Luanda, Angola, para o Aeroporto Internacional Jomo Kenyatta (JKIA), em Nairobi, República do Quênia.

    A TAAG, com este lançamento, vai periodicamente fazer três voos semanais, às segundas, quintas e sábados, com duração aproximada de quatro horas de voo. A rota será operada por uma aeronave Airbus A220-300 , com capacidade para 137 passageiros no total, sendo 12 na classe executiva, 35 na classe econômica premium e 90 na classe econômica.

    Ao intervir na cerimônia que decorreu num dos terminais do Aeroporto Internacional Jomo Kenyatta (JKIA) em Nairobi, o Embaixador de Angola na República do Quênia e Representante Permanente da República de Angola, Mário de Azevedo Constantino, considerou ser um marco histórico importante, pois as frequências dos voos vão permitir o reforço dos laços de amizade entre os dois povos, a aceleração das trocas comerciais, o fomento do turismo, bem como o crescimento da economia tanto de Angola quanto do Quênia.

    O Embaixador acrescentou que é preciso caminharem juntos para tornarem cada vez mais as duas economias mais robustas.

    Já a Secretária Principal de Aviação e Desenvolvimento Aeroespacial do Quênia, Teresia Mbaika , frisou que este voo inaugural é sinal do reforço das relações bilaterais entre os dois países e aproveitou a ocasião para reiterar que a República do Quênia está aberta para atração de investimentos, sobretudo com prioridade para os investimentos do continente. Teresia Mbaika acredita que este voo direto vai facilitar o rápido fomento da economia e os benefícios serão recíprocos, concluiu.

    Com essa conexão, a TAAG pretende cada vez mais trabalhar para a integração regional e uma maior conectividade intercontinental a partir de Luanda e Nairobi, ligando deste forama, a África à Ásia, às Américas e à Europa.

    Na chegada, a aeronave da TAAG foi homenageada com uma tradicional saudação com canhão de água, um gesto cerimonial que marca uma nova conexão entre as duas nações. Participaram do evento membros do governo do Quênia, o Director da Direcção África, Médio Oriente e Organizações Regionais do Ministério das Relações Exteriores (MIREX), o Embaixador Jorge Catarino Cardoso, os membros do Conselho de Administração da TAAG, o Corpo Diplomático da Missão Angolana, embaixadores da SADC acreditados em Nairobi, empresários, jornalistas, entre outras figuras.

    Serviço de Comunicação Institucional e Imprensa da Embaixada de Angola em Nairobi, 02 de Setembro de 2025.