• Administração Do Porto Do Lobito E Comissão Sindical Juntas Na Mitigação De Conflitos


    O Conselho de Administração da Empresa Portuária do Lobito e a Comissão Sindical puseram em marcha um compromisso laboral com a assinatura de um Acordo Colectivo de Trabalho (ACT) que começa a vigorar dentro de dois meses.

    O facto constituiu um dos temas fulcrais do encontro realizado recentemente, entre as partes, sob a orientação do Presidente do Conselho de Administração da Empresa, Celso Rosas.

    O Conselho de Administração já manifestou o seu engajamento e disponibilidade de continuar a trabalhar no sentido da execução do referido acordo tendo criada uma comissão encarregue de trabalhar com a Comissão Sindical para a conclusão do processo até 2 de Agosto, data marcada para a sua assinatura. O acordo só foi possível com base na aproximação de posições com vantagens recíprocas.

    A Comissão ora criada é coordenada pelo Administrador para Administração e Recursos Humanos, Romão Matoso.

    De acordo com Ezequiel de Carvalho, primeiro Secretário da Comissão Sindical, a abertura demonstrada pela entidade empregadora no tratamento desta matéria só foi possível graças a cedências das duas partes e, segundo o mesmo, o órgão sindical está a trabalhar para a actualização do documento a partir do dia 6 de julho, data em que deverão também ser realizados encontros conjuntos que se estenderão até 20 do referido mês.