O Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto (AIAAN) foi distinguido nesta quarta-feira, 17 de setembro de 2025, com o Prémio de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável 2025 do Conselho Internacional de Aeroportos para África (ACI África), na categoria de “Pioneiro Emergente de Aeroporto Verde”.
A entrega do galardão teve lugar durante a 34.ª Assembleia Geral Anual da ACI África, que decorre de 13 a 19 de setembro, em Lusaka, Zâmbia e que reúne gestores e especialistas do sector aeroportuário do continente.
A distinção reconhece os aeroportos africanos que mais se destacam na gestão ambiental e na promoção dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pelas Nações Unidas, incentivando a redução dos impactos ambientais das operações aeroportuárias e a implementação de práticas de excelência em sustentabilidade.
O anúncio do prémio coincide com o Dia do Herói Nacional, data em que se celebra o nascimento de António Agostinho Neto, patrono do AIAAN e primeiro Presidente de Angola.
A coincidência reforça o simbolismo da distinção, associando o legado do estadista angolano à projecção internacional desta infraestrutura que carrega e eleva o seu nome.
Com este reconhecimento internacional, o Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto reafirma o seu compromisso com a protecção ambiental, reforçando a aposta em processos operacionais mais eficientes e sustentáveis, alinhados com as melhores práticas globais do sector da aviação.
Icolo e Bengo, aos 17 de Setembro de 2025