• Anac Aposta Na Valorização Do Capital Humano


    Criada para assegurar os mais altos padrões de qualidade dos serviços de segurança operacional e de segurança contra actos de interferência ilicita, a Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC) procura ser um catalisador do desenvolvimento económico com credibilidade nacional e internacional.

    A "implementação efectiva” na área de aeroportos, onde Angola recebeu 68% de aprovação, nota superior à média regional (49%) e média global (62%), bem como, o recente convite para partilhar experiências no Workshop Certificação de Aeroporto, junto de peritos da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), são alguns exemplos de concretização da visão, missão, valores e objectivos da ANAC.

    Certamente que votos não seriam alcançados sem a indispensável e valorização e participação do capital humano da insituição criada com a entrada em vigor da Lei n.º 14/19, de 23 de Maio, após a extinção do INAVIC por Decreto Presidencial n.º 237/21, de 23 de Setembro de 2021.

    Vivalda Manuel, trabalha há 14 anos na instituição. Actualmente está colocada no gabinete que responde pelo Capital Humano, onde, junto com outros colegas, faz a gestão de aproximadamente 165 pessoas trabalhadores.

    Segundo a profissional, é preocupação do actual Conselho de Administração, apostar na humanização dos serviços, tendo no centro o capital humano que é o activo mais importante da organização. "Cuidar deste activo e fazer com que eles se sintam parte da organização é fundamental para o sucesso da nossa actividade”, disse.

    Explica que a insituição encontrou na celebração de aniversários pessoais, uma forma singela de aproximar e fortalecer os laços humanos e profissionais. "A ANAC entende que estas celebrações são momentos de aproximar os colaboradores e propiciar a celebração dos seus aniversários, porque muitas vezes recebemos os trabalhadores e nem sempre garantimos que todos consigam ter alguma relação de proximidade. Então, nestes momentos, tentamos estabelecer uma relação humanizada, aproximar e permitir que as pessoas se conheçam”, explicou.

    Este raciocínio foi testificado pela Ilassandra da Silva e por Edgar da Conceição, ambos colaboradores da ANAC, abrangidos na cerimónia que teve lugar na sexta-feira, 27 de Janeiro.

    Colocada Coordenadora Nacional de Monitoramento Contínuo, Ilassandra da Silva disse que a celebração de aniversários "é um acto salutar e de grande destaque” para si e os colegas, porque "vem estimular e agregar valor a cada um de nós enquanto aniversariantes”.

    "É uma forma de impulsionar para darmos o melhor de nós em relação a actividade da instituição. É de louvar e agradecer a senhora Presidente do Conselho de Administração (PCA). Desejar que estes actos continuem e que mais actos do género se possam realizar em relação ao convívio entre colegas para reforçar as relações humanas e institucionais”, sublinhou a colaboradora que tem 16 anos de casa.

    Outro aniversáriante do período foi Edgar da Conceição, director do Gabinete de Auditoria Interna e Controlo da ANAC. Para si, é um momento em que os trabalhadores das diferentes estruturas organizacionais têm a oportunidade de conviver entre si, aproveitar ultrapassar alguns pendentes e fortalecer os laços afectivos. "É uma boa iniciativa e hoje sentimos um reflexo positivo. "Esta iniciativa é um estimulo ao capital humano, porque os trabalhadores sentem-se valorizados, é sempre bom ter este momento informal, onde todos, sem excessão, têm a oportunidade de conviver com o Conselho de Administração e isto é muito bom”, disse.

    A Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) é uma pessoa colectiva de direito público com a natureza de entidade administrativa independente reguladora, com personalidade jurídica, capacidade judiciária, funcional, técnica, financeira, patrimonial e regulatória de todas as actividades relacionadas com o sector da aviação civil desenvolvidas em território angolano.

    Autoridade Nacional da Aviação Civil, em Luanda aos 31 de Janeiro de 2023