A Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) passa a contar com o suporte técnico em treinamento, desenvolvimento e capacitação de quadros no âmbito da política da aviação civil recomendada pela Organização da Aviação Civil Internacional (OACI).
Realizou-se, em Seoul, república da Coreia do Sul, de 30 de Maio a 1 de Junho do corrente ano, o Segundo Simpósio Global de Suporte à Implementação (GISS) da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI), onde a ANAC e a OACI assinaram no dia 31 de Maio de 2023, o acordo denominado "Training Services Agreement” (TSA).
A ANAC esteve representada com uma delegação chefiada pela Presidente do Conselho de Administração (PCA), Amélia Domingues Kuvíngua; o Administrador para Área de Operações, Manuel Dantas Gonçalves; o Director de Regulação Económica, Manuel dos Anjos da Rosa; e da Directora do Gabinete de Apoio ao Conselho de Administração, Josefa Joaquim.
O GISS foi organizado pelo Ministério da Terra, Infra-estrutura e Transportes, da República da Coreia em Parceria com o Fórum Mundial de Aviação da OACI (IWAF), a Global Simpósio de Cooperação em Aviação (GACS), o Simpósio Global de Treinamento em Aviação e o Trainair Plus Programma (TPP).
O Simpósio serviu também como uma plataforma para unir os actuais e futuros parceiros de cooperação técnica entre os membros do Trainair Plus Programma (TPP) e outras partes interessadas do sector, num esforço da OACI para apoiar a realização da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e a iniciativa "No Country Left Behind (NCLB)”.
O objectivo do simpósio foi o de destacar as mais recentes ferramentas digitais, as principais iniciativas e os esforços colaborativos para apoiar a resiliência da aviação, a inovação, o desenvolvimento sustentável e as soluções operacionais.
O TSA assinado pela PCA da ANAC e o Secretário-geral da OACI, Juan Carlos Salazar, decorreu durante a reunião de alto nível dos Ministros responsáveis pela pasta da aviação, onde esteve presente o Ministro dos Transportes, Ricardo Viegas D’Abreu.
Com o TSA iniciam-se os passos para a implementação de uma estrutura que conferirá aos quadros de toda indústria nacional o reforço da sua capacitação formativa e de treinamento.
Autoridade Nacional da Aviação Civil em Seoul, aos 01 de Junho de 2023