• ANGOLA RECEBE NO CANADÁ CERTIFICAÇÃO INTERNACIONAL DE SEGURANÇA DA AVIAÇÃO


    Montreal, 23 de Setembro de 2025 – Hoje, na 42.ª Sessão da Assembleia da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI), que decorre em Montreal, Canadá, a Presidente da Autoridade Nacional da Aviação Civil, Amélia Domingues Kuvíngua, recebeu do Presidente do Conselho da OACI o Certificado em Segurança da Aviação, concedido como reconhecimento do progresso de Angola na implementação de um sistema eficaz de supervisão da segurança da aviação civil e na aplicação dos padrões e práticas recomendadas da organização (SARPs).

    Para o Ministro dos Transportes, Ricardo Viegas D’Abreu, “este reconhecimento internacional é um marco histórico para Angola e confirma que o nosso esforço colectivo em reforçar a segurança da aviação está alinhado com os padrões globais mais exigentes. É também um estímulo para continuarmos a implementar políticas sólidas e eficazes nos sectores estratégicos do país.”

    Os resultados obtidos por Angola na auditoria internacional de segurança da aviação civil, realizada entre 16 e 25 de Junho de 2025, foram 83,14%, acima da média africana (66,70%) e da
    média global (72,01%). Este resultado confirma que Angola superou a meta do Plano Global de
    Segurança da Aviação da OACI, que estabelece os 75% de Implementação Efectiva (IE) dos oito
    Elementos Críticos avaliados. Face à auditoria de 2017 (46,85%), a progressão é significativa e
    traduz um reforço efectivo do sistema nacional de supervisão da segurança da aviação.

    O desempenho abrangeu o sistema nacional e os aeroportos 4 de Fevereiro e António Agostinho
    Neto (AIAAN), que contribuíram decisivamente para a pontuação alcançada. Com este resultado,
    Angola ocupa actualmente a 4.ª posição entre os 24 Estados-membros da Região Africana da OACI, apenas atrás do Quénia, Ruanda e Tanzânia.

    O Ministro Ricardo Viegas D’Abreu lembrou na ocasião que “Angola reafirma neste momento
    de celebração o seu compromisso com uma aviação cada vez mais segura, sólida, em sintonia comas melhores práticas internacionais e centrada nas necessidades dos passageiros. Este resultado reforça a credibilidade do país, valoriza a ANAC e garante mais confiança e segurança a todos os que utilizam os nossos aeroportos e serviços de transporte aéreo.”

    O desempenho agora obtido reforça a credibilidade internacional de Angola, valoriza a Autoridade Nacional da Aviação Civil e dá continuidade ao trabalho da comunidade aeronáutica nacional. Para passageiros, clientes e utentes, significa mais segurança, maior confiança nas operações e melhores condições de mobilidade aérea.

    Informações para os media:
    Ministério dos Transportes
    Manuel.junior@mintrans.gov.ao

    Sobre o MINTRANS:
    O Ministério dos Transportes, abreviadamente designado por «MINTRANS», é o Departamento
    Ministerial auxiliar do Titular do Poder Executivo, que tem por missão propor a formulação, condução, execução, avaliação e controlo da Politica do Executivo no domínio dos transportes e logística.

    Para mais informações, aceda a www.mintrans.gov.ao
    Siga o MINTRANS em:
    • LinkedIn: Linkedin.com/company/88016434
    • Facebook: Facebook.com/@transportes.gov.ao
    • YouTube: youtube.com/@mintranstenders95