No decurso do 3.º Conselho Técnico dos Subsectores da Aviação Civil, Marítimo e Portuário, realizado ontem (02/07) nas instalações da Escola Nacional de Administração e Políticas Públicas (ENAPP), o Dr. Mateus Simão, Administrador da Área de Operações da Agência Reguladora de Certificação de Cargas e Logística de Angola (ARCCLA), apresentou uma análise aprofundada sobre "Tratamento de Dados e Importância nos Indicadores Face às Metas do PDN 2023-2027".
Durante a sua intervenção, o responsável destacou a importância do provimento de dados fiáveis e atualizados para a definição de políticas públicas eficazes e para o acompanhamento rigoroso das metas traçadas pelo Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN) 2023-2027. Sublinhou que "sem uma base estatística sólida, os indicadores perdem valor técnico e estratégico, comprometendo a avaliação realista do desempenho do ponto de vista institucional e sectorial".
A sua intervenção foi marcada pela apresentação de dados relevantes sobre o desempenho das importações e exportações em território nacional nos anos de 2023 e 2024, destacando a importância do tratamento rigoroso da informação como ferramenta para monitoramento, alinhamento institucional e tomada de decisão.
O evento contou com a presença do Exmo SE dos Sub-sectores da Aviação Civil, Marítimo e Portuário, Cmdt. Rui Carreira, dos P.CAs da ANAC, AMN e ANTT, membros e representantes dos Conselhos de Administração das diversas instituições e empresas do referido sector e subsector, bem como especialistas e técnicos que partilharam experiências e debateram estratégias para fortalecer o desempenho dos subsectores no ciclo do PDN em curso.
A ARCCLA reafirma, assim, o seu papel enquanto entidade reguladora comprometida com o rigor técnico, e melhoria contínua dos serviços logísticos para um desenvolvimento sustentável do pais.