• ARCCLA ASSINA INSTRUMENTO DE COOPERAÇÃO COM A EMPRESA AMERICANA AMERCON CORPORATION


    A participação da Agência Reguladora de Certificação de Carga e Logística de Angola-ARCCLA, na 17ª Conferência Empresarial Estados Unidos-Africa que decorreu no período de 22 a 25 de Junho de 2025 na cidade de Luanda, ficou marcada pela a assinatura de um instrumento de cooperação com o Grupo empresarial Norte Americano, Amercon, no âmbito da dinamização da Rede Nacional de Silos para o armazenamento de grãos.

    Assinou pela ARCCLA, o Presidente do Conselho de Administração, Catarino Fontes Pereira e pela Amercon Corporation Carlos Rappaport, numa cerimónia testemunhada pelos membros do Conselho de Administração e Cargos de Direcção e Cheia da ARCCLA, entre outras entidades presentes.

    A assinatura ocorreu na sequência de uma série de contactos que as duas instituições vinham realizando na perspectiva de dinamizar a logística rural, através de silos a serem instalados em locais estratégicos do país no âmbito da Estratégia Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Executivo Angolano.

    A cooperação entre as duas instituições vai permitir acelerar a implementação do projecto de instalação dos terminais de silos de forma faseada, tendo como prioridade as regiões produtivas de cereais do território nacional.

    Organizado pelo Corporate Council on Africa (CCA) em parceria com o Governo Angolano, a Cimeira decorreu sob o lema “ Aplausos para a Prosperidade” e reuniu mais de dois mil participantes, como representantes governamentais, empresários dos Estados Unidos e de diversas nações africanas, incluindo chefes de Estado, ministros e líderes de instituições financeiras e de desenvolvimento.

    Ao discursar na cerimónia de abertura da Cimeira, o Presidente de Angola, João Lourenço posicionou o continente Africano como um dos grandes vectores de fomento do crescimento global, impulsionado por uma população jovem e inovadora, abundantes recursos naturais e crescente integração de mercados.

    O Presidente da República, João Lourenço destacou o crescimento consistente de Angola (3,5% no primeiro trimestre) como reflexo da resiliência africana e enfatizou a prioridade estratégica da Zona de Comércio Livre Continental Africano. (AFCFTA).