Luanda, 15 de Dezembro de 2025: A TAAG Linhas Aéreas de Angola apresenta um desempenho operacional e comercial robusto na rota de Cabinda, conforme validam os registos da operação da Companhia no período de Janeiro a Novembro de 2025. Cabinda afirma-se como o destino
doméstico com maior número de frequências operadas pela TAAG, evidenciando o compromisso da Companhia com a inclusão territorial e a continuidade do serviço público de transporte aéreo.
Com uma média de quatro voos diários, correspondente a 28 frequências semanais, a TAAG transportou 227.857 passageiros na rota de Cabinda entre Janeiro e Novembro de 2025. Este desempenho traduz-se numa média mensal aproximada de 19.918 passageiros, confirmando uma operação regular prestada pela Companhia, em resposta a elevada procura e relevância estratégica desta ligação aérea.
Ao nível da performance operacional, a TAAG registou uma taxa de realização de voos próxima dos 98%, com cancelamentos residuais na ordem dos 2%. Apesar da baixa incidência, a TAAG reconhece o transtorno e o impacto que cada cancelamento pode causar nos planos de viagem dos nossos passageiros.
Os motivos dos atrasos e cancelamentos são múltiplos, estando tipicamente relacionados com razões técnicas, operacionais, meteorológicas, bem como, o grau de operacionalidade do aeroporto de destino, entre outros factores exógenos, como a ruptura na cadeia de fornecimento a nível mundial que afecta diversas companhias aéreas.
Os passageiros que tenham efectuado o check-in e o seu voo tenha sido cancelado, são imediatamente protegidos pela Companhia, com reacomodação prioritária nos serviços seguintes, em estrito cumprimento das normas da IATA – International Air Transport Association.
Em qualquer circunstância, a prioridade absoluta da TAAG é a segurança dos seus passageiros e tripulação, actuando de acordo com as melhores práticas internacionais da indústria da aviação e conformidade com os padrões de safety (segurança operacional).
No âmbito do planeamento de rede e da alocação de frota para a rota de Cabinda, a TAAG opera maioritariamente com aeronaves Boeing 737, com capacidade total para 120 passageiros, adequadas ao elevado volume de tráfego de passageiros e carga.
Em complemento, alguns serviços são assegurados por aeronaves modelo Dash-8 Q400, com capacidade para 74 passageiros, garantindo flexibilidade operacional e eficiência.
No plano global, a TAAG reafirma o seu compromisso contínuo, enquanto Companhia de Bandeira Nacional, com a prestação de um serviço aéreo regular, seguro e fiável, ao serviço do desenvolvimento económico e social de Angola. Reconhecemos, a conectividade doméstica, como
uma condição essencial para a inclusão territorial e resposta consistente às necessidades das populações, das empresas e demais instituições do País.