O Porto do Lobito celebrou hoje, 24 de Março, o seu 97.º aniversário com uma cerimónia especial que homenageou o ministro dos Transportes de Angola, Dr. Ricardo de Abreu.De igual modo fe-lo a cerca de 40 seus colaboradores que deram todo seu melhor pelo crescimento e desenvolvimento do Porto ao longo dos seus 97 anos de funcionamento.
O evento, que decorreu no restaurante e espaço de eventos Luna, na Restinga do Lobito, destacou o brio profissional, a dedicação e o zelo do ministro, assim como as suas contribuições significativas para a Empresa Portuária do Lobito e para a Nação.
A celebração reuniu diversas personalidades, incluindo a consultora do Presidente da República de Angola para os Assuntos Económicos,Dra Betânia Ribeiro, a vice-governadora de Benguela, Dra Cátia Cachuco, e a directora do Gabinete Provincial dos Transportes, Tráfego e Mobilidade Urbana,Dra Elizabeth João. Estiveram também presentes magistrados do Ministério Público, representantes das forças armadas, autoridades tradicionais e religiosas, entre outros convidados.
O ambiente da confraternização foi marcado por alegria e camaradagem, propiciando momentos de partilha de experiências e recordações dos bons tempos do porto. Além do ministro, foram homenageados de igual modo os ex-presidentes do Conselho de Administração, Bento da Paixão dos Santos e Agostinho Felizardo.
A cerimónia prestou também homenagem póstuma a antigos directores-gerais do Porto do Lobito, nomeadamente Fernando G. Magalhães Falcão, José Carlos Gomes e José Salvador Estima, bem como ao administrador Lisender Neutel Querido dos Reis Borges.
Outro ponto alto da cerimónia foi o reconhecimento dos trabalhadores, tanto os no activo como os reformados. Os seus esforços diários, dedicação incansável e profissionalismo foram destacados como a força motriz por trás do sucesso do Porto do Lobito.
Na categoria geral, o Conselho de Administração distinguiu ainda várias personalidades, incluindo José Jerónimo Tomás, Pedro Joaquim, Fernando Sabino, entre outros.
Destaque também para a categoria dos Desportos, que distinguiu figuras como António Orlando Lima Cassoma e Manuel José Falcão, tendo ainda sido prestadas homenagens póstumas a Pedro Xandocas e Jeremias Estevão.
Em breves palavras, o Presidente do Conselho de Administração, Celso Rosas, asseverou que "este evento não visa apenas celebrar um marco na história do Porto do Lobito, mas também ,reforçar os laços de gratidão e reconhecimento a todos os que dedicaram as suas vidas e capacidades ao crescimento desta importante instituição", afirmou o presidente Celso Rosas.
O gestor prosseguiu, destacando o papel crucial do porto no desenvolvimento da economia local e regional. "O Porto do Lobito tem sido um motor de progresso e uma Porta para o Mundo", declarou. "É com orgulho que reconhecemos os bons resultados em 2024 da LAR e da ALT e exortamos a prosseguir-se nesta
Senda face aos desafios futuros."
Celso Rosas concluiu a sua intervenção com um apelo à unidade e ao compromisso contínuo com o desenvolvimento do porto: "Olhando para o futuro, somos movidos pelo desejo de continuar a inovar e a melhorar os nossos serviços, para que o Porto do Lobito se consolide como referência em termos de eficiência e sustentabilidade."
A cerimónia contou com a presença de autoridades locais, empresários, membros da comunidade e antigos funcionários do porto.
Todos celebraram as conquistas alcançadas e expressaram confiança num futuro próspero para o Porto do Lobito. A atmosfera era de gratidão e esperança, marcando um momento histórico para a instituição e para toda a região.