• Construção De Três Plataformas Logísticas Avaliada Em 445 Milhões De Dólares


    Para a operacionalização desses projectos, o Ministério dos Transportes lançou, recentemente, os respectivos concursos públicos, cujas propostas permitirão estabelecer as PPP para a concretização das acções programadas, segundo o secretário de Estado para os Transportes Terrestres, Jorge Bengue.

    De acordo com o responsável, além das referidas unidades logísticas, também fazem parte do pacote três plataformas prioritárias do sector dos Transportes: Arimba, Caála, Lombe.

    Ao intervir no workshop sob o lema "Modelos das PPP para desenvolver projectos de plataformas logísticas em Angola no contexto do Corredor do Lobito”, o secretário de Estado avançou que essas infra-estruturas fazem parte de um programa ambicioso, que tem como meta a construção de 21 plataformas logísticas em todo país, até o ano 2038.

    Na ocasião, Jorge Bengue afirmou que a operacionalização do sector logístico em Angola já é uma realidade, com destaque para o Corredor do Lobito, cujo vencedor do concurso público para a gestão e exploração deste eixo ferroviário será conhecido brevemente.

    Com uma extensão de cerca de 1 340 quilómetros, o Corredor do Lobito constitui um dos exemplos mais evidentes da nova era dos transportes e logísticas no país, tendo em conta a extrema importância que desempenha nas trocas comerciais entre Angola e o resto do mundo.

    Ainda a propósito do workshop, a chefe-adjunta da Delegação da União Europeia, Isabel Emmerson, considerou o desenvolvimento de infra-estruturas logísticas e serviços eficientes em Angola como fundamental para dar suporte à estratégia do país, que aposta na diversificação económica e redução da dependência das receitas dos sectores dos petróleos e gás natural. Conforme a fonte, as plataformas logísticas podem também desempenhar a função de pontos de conexão entre áreas de produção, especialmente do sector do agro-negócio aos mercados doméstico e regional ou internacional.

    Destacou que as instalações de logística podem ainda realizar uma série de operações para processar mercadorias e funcionar como motores para o crescimento económico, desempenhando um papel importante no aumento da eficiência e da sustentabilidade das cadeias de valor em vários sectores, com destaque para a agricultura.

    Promovido pela Conferência das Nações Unidas sobre o Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD, sigla inglesa), em parceria com a Agência de Regulação e Certificação de Cargas e Logística de Angola (ARCCLA), o evento visou aumentar e solidificar os conhecimentos no desenvolvimento de projectos de plataformas logísticas, através das PPP.

    Durante o workshop, realizado em um dia, os participantes debateram sobre o "Investimento privado no sub-sector da Logística”, "Importância da implementação da Rede Nacional das Plataformas Logísticas para o crescimento da economia angolana” e "Potencialidades do Corredor do Lobito”. O evento contou com a participação de especialistas nacionais e internacionais, empresários, bem como representantes dos corpos diplomáticos acreditados em Angola e associações industriais.