O TCDD foi formado em 4 de junho de 1929 como parte da nacionalização das linhas ferroviárias da Turquia. A empresa gere estações ferroviárias, portos, pontes e túneis, estaleiros e instalações de manutenção. Em 2016, o TCDD controlou uma rede activa de 12.532 km de ferrovias, tornando-se o 23.º maior sistema ferroviário do mundo.
"Nossa expectativa foi demonstrar a nossa capacidade e presença em alguns países de África”, disse Erdal EREN, da Associação de Empreiteiros da Turquia (TCA).
Além da infraestrutura ferroviária, a TCDD também possui várias empresas de transporte ferroviário dentro da Turquia, bem como uma participação de 50% do sistema ferroviário da área de İzmir, İZBAN. Antes de 2017, a TCDD também operava todas as ferrovias na Turquia. No entanto, com o governo tomando medidas para privatizar parte da rede ferroviária turca, o TCDD Taşımacılık foi formado em 14 de junho de 2016 para assumir todas as operações ferroviárias. "Por razões próprias da nossa história, possuímos três empresas ferroviárias Devemos estudar o modelo turco”, considerou o Ministro Ricardo Viegas D’Abreu
A TCA é uma organização profissional independente e sem fins lucrativos com sede em Ancara-TURQUIA. A associação foi fundada em 1952 e representa as principais empresas de construção na Turquia. O volume de negócios dos seus membros abrange quase 70% de todos os trabalhos domésticos e 90% de todos os contratos internacionais feitos até agora por empresas de construção turcas. Do início da década de 1970 até o final de fevereiro de 2021, os empreiteiros turcos concluíram mais de 10.500 projectos em 128 países. O seu volume de negócios no exterior atingiu 421 bilhões de dólares americanos. Além de oferecer serviços de contratação em padrões internacionais dentro e fora da Turquia, quase 75% dos membros da TCA também actuam em vários campos de investimentos da indústria de construção, manufactura, engenharia e consultoria.