• Estudantes Da Uan Fazem Estudo Da Biodiversidade Do Novo Aeroporto Internacional De Luanda


    A iniciativa resulta de uma parceria entre a coordenação do Gabinete Operacional para Abertura e Certificação do Novo Aeroporto (GONAIL) e a UAN, estabelecida recentemente e que visa a realização de estudos científicos para garantir a protecção do ambiente e preservar o ecossistema no perimetro na resolução de problemas do Novo Aeroporto. Um desses estudos é o levantamento da biodiversidade no perímetro aeroportuário localizado em Bom Jesus, município de Icolo e Bengo, província de Luanda.

    O Departamento de Biologia da Faculdade de Ciências Naturais ficou encarregue pelo estudo da biodiversidade e outros complementares que estão a ser realizados por estudantes apoiados por docentes da referida instituição do ensino superior. Para tal, foram constituídos 2 (dois) grupos de trabalho, sendo um para área animal e outro para área vegetal que desenvolvem actividades de pesquisa no perímetro em referência.

    Para a área vegetal, o levantamento resultou já na identificação de 39 espécies, das quais 13 subarbustos, 14 herbáceas e 12 gramíneas. O levantamento não faz referência a arbustos e árvores, pois, por uma questão de segurança aeroportuária, estes foram eliminados em toda a área das pistas. Os dados são ainda provisórios e podem ser alterados nos próximos dias, tendo em conta as quedas pluviométricas que tem-se verificado nos últimos dias na área do aeroporto. Os resultados finais do levantamento serão publicados sob a forma de trabalhos de fim do curso.

    Quatro das 12 espécies de gramíneas resultantes do levantamento estão a ser alvo de um experimento que visa analisar a sua capacidade de cobertura do solo e a resistência ao défice hídrico, tendo em conta a aridez do clima da área. A que melhor adaptação mostrar às condições locais será então utilizada para o arrelvamento das áreas entre as pistas e outras adjacentes do Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto (AIAAN) a fim de evitar as poeiras e a erosão dos solos. De acordo com o relatório preliminar partilhado com o GONAIL, a selecção de uma gramínea adaptada às características edafoclimáticas locais reduziria os gastos na manutenção dessas áreas. Os dados finais do experimento serão igualmente publicados sob a forma de trabalhos de fim do curso pelos estudantes envolvidos na pesquisa.

    Sobre o NAIL

    O Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto conta com uma extensão de 1 324 hectares, foi projectado para receber 15 milhões de passageiros por ano, que deve estar concluído no primeiro trimestre de 2023.

    GABINETE OPERACIONAL PARA ABERTURA E CERTIFICAÇÃO DO NOVO AEROPORTO em Luanda, aos 31 de Janeiro de 2023