Segundo um comunicado de imprensa da reunião do Conselho de Ministros, orientada pelo Titular do Poder Executivo, João Lourenço, aquele órgão criou o Instituto Nacional de Investigação e Prevenção de Acidentes de Transportes (INIPAT) e aprovou o respectivo Estatuto Orgânico.
O INIPAT é um instituto público que tem por missão a investigação de acidentes e incidentes que ocorram com os transportes civis, aéreos, marítimos e ferroviários, no território nacional sob jurisdição do Estado angolano. A actividade do INIPAT vai incidir sobre os acidentes em que o Estado angolano esteja interessado, por razões de segurança, decorrentes de compromissos regionais e internacionais, visando determinar causas envolvidas e a prevenção de ocorrências similares.
A criação deste Instituto visa determinar as causas e prevenir ocorrências de acidentes e incidentes, no domínio dos Transportes. Na ocasião, o secretário de Estado para dos Transportes Terrestres, Jorge Bengue, disse que o INIPAT vai cuidar da investigação dos acidentes no domínio dos transportes. Adiantou que a medida surge no seguimento das recomendações das organizações internacionais de regulação e supervisão da actividade dos transportes, onde as boas práticas recomendam os Estados a criarem entidades específicas desagregadas às actividades reguladoras.