• Gabinete Dos Transportes Projecta Aumento Da Frota De Autocarros


    A informação foi dada, pela directora do referido Gabinete, Gracinda Gonçalves, tendo realçado que dos 360 autocarros, 220 serão alocados para o transporte urbano na cidade do Lubango e 140 estarão afectados ao transporte intermunicipal.

    Segundo a fonte, um dos primeiros desafios do sector é a elaboração de um plano de mobilidade, tendo em conta o crescimento demográfico e o incremento na frota vai implicar a construção de infra-estruturas de apoio aos transportes, como abrigos, baias, paragens, sistema de informação, entre outros serviços que dêem ao consumidor final mais dignidade.

    A construção de três terminais mistos de passageiros e de mercadorias nos municípios do Lubango, Matala e Cacula, assim como dois terminais intermodais no Lubango e Matala, são outros projectos na forja segundo Gracinda Gonçalves.

    Outras prioridades, conforme a gestora, estão na extensão de cinco km da linha-férrea do Rio Nangombe à Centralidade da Quilemba, a certificação do aeroporto de Mukanka para categoria de internacional e a implementação de passes para transportes públicos.

    Para a responsável, a coordenação das acções entre o Governo da Huíla e o ministério dos transportes, poderão contribuir para concepção de linhas de desenvolvimento comuns, onde a prestação de serviço do interesse público será tónica dominante.

    Referiu que a província da Huíla está representada pelos modais, rodoviário, ferroviário, aéreo e fluvial, este último em menor escala.

    Pela Huíla passam as Estradas Nacionais (EN) Nº 120 ligando as províncias do Huambo e Cunene, a 280 que liga as províncias do Namibe e Cuando Cubango, a EN 105 liga a de Benguela a do Cunene, estendendo-se à República da Namíbia, a EN 354 que liga a província do Huambo e EN 110, liga as províncias de Benguela e Cunene.

    No que toca ao modal Ferroviário, a província da Huíla tem ligação com as províncias do Namibe e Cuando Cubango, no Sector Aéreo tem ligação com a capital do País.

    A mobilidade no interior da província é garantida fundamentalmente pelo modal rodoviário com destaque ao transporte Ocasional de Passageiros (Táxis azul e branco) com uma média de 247 passageiros transportados diariamente por cada táxi, dos 800 licenciados em 2021.

    No Transportes urbano regular de Regular de Passageiro são transportados em média diária 504 passageiros por cada um dos 64 autocarros, intermunicipal e Inter-provincial, ao passo que o CFM transporta uma média de 800 passageiros/dia em seis carruagens.