Localizado na comuna da Barra do Dande, na primeira Zona Franca de desenvolvimento no país, o projecto será implementado em três fases distintas.
A primeira fase engloba uma área de 860 hectares (aproximadamente 16 por cento da área total) dos 5.465 de área total do terreno, onde serão asseguradas as reservas estratégicas dos combustíveis e de segurança alimentar.
Aqui, serão também implementados o Terminal Portuário e o Pólo Industrial, por forma a garantir-se a transição energética em que Angola aposta.
Esta área total, de acordo com o ministro dos Transportes, Ricardo D´Abreu, vai implicar um conjunto de investimentos infra-estruturais de cerca 600 milhões de dólares e um investimento privado de aproximadamente USD 950 milhões.
Esta fase do projecto prevê criar inicialmente 21.000 postos de trabalhos directos e poderá alcançar entre 1,5 a 2% do PIB nos próximos 10 anos, principalmente nas áreas de armazenagem, processamento alimentar, metalomecânica, montagem e peças automóveis, painéis solares e energias alternativas.
O governante referiu ser um projecto com componentes produtivas acentuadas, adiantando que Angola não deve continuar a viver do seu potencial, mas materializar em concretizações efectivas, numa óptica de médio e longo prazo, as suas capacidades produtivas, no desenvolvimento do mercado nacional, regional e global das trocas comerciais.
Na Zona Franca da Barra do Dande, a par das componentes principais, serão construídos vários serviços, como um hospital, um posto policial, quartel de bombeiros, um Centro de Inovação e de Investigação e um Centro de Formação Profissional.
A Zona Franca de Desenvolvimento Integrado da Barra do Dande (ZFDIBD) foi criada por Despacho Presidencial nº 62/21 de 06 de Maio.