• Ministro Dos Transportes Constata Obras Do Terminal De Cabotagem Norte Do Porto De Luanda


    Na ocasião, Ricardo D'Abreu recebeu da Administração do Porto de Luanda informações detalhadas sobre o Terminal de Cabotagem Norte, nomeadamente o grau de execução técnica, a previsão de conclusão das obras, entre outros.

    Dentre várias valências, a construção do cais de cabotagem e ponte cais vai ligar as províncias de Luanda, Zaire e Cabinda por via marítima, permitindo assim fomentar o transporte de pessoas e mercadorias entre estas regiões do país.

    A concepção global do projecto resulta de um trabalho multidisciplinar com soluções adequadas à eficácia exigida para cada situação, numa relação técnico-económica, obedecendo a rigorosos padrões de qualidade e exigência, recorrendo a meios tecnológicos que irão conferir ao terminal condições de funcionalidade, conforto, ambiental, operação e manutenção de equipamentos.

    Ainda no quadro da visita de trabalho, o ministro visitou o Centro de Operações do Circuito Fechado de Televisão (CCTV) do Porto de Luanda, recentemente instalado, que veio proporcionar maior controlo e segurança a toda a área de jurisdição portuária.

    Já no Terminal Marítimo de Passageiros (TMP) do Porto de Luanda, Ricardo D’Abreu inteirou-se sobre o funcionamento do equipamento de raios X, do projecto de exploração da parte do parque de estacionamento da Baía de Luanda, bem como do processo de partidas e chegadas de passageiros e mercadorias.

    Para além de uma sala de embarque, desembarque de passageiros e mercadorias, o TMP dispõe de restaurante, serviços de check-in, transportador horizontal para encaminhar bagagens para zona de contentorização, transportador em fila para evitar o trânsito das bagagens e uma zona de recolha da bagagem.

    Ministério dos Transportes em Luanda, aos 05 de Janeiro de 2023