Estiveram presentes o ministro Ricardo Viegas D’Abreu, o secretário de Estado para Aviação Civil, Marítima e Portuária, Carlos Borges, o secretário de Estado para os Transportes Terrestres, Jorge Bengue, directores nacionais, presidentes dos conselhos de administração dos órgãos reguladores e das empresas do sector dos Transportes.
Gaspar dos Santos nasceu em 1960 e conta mais de 35 anos de experiência profissional, tendo assumido entre várias funções, a de técnico superior estagiário, conforme o ofício 770/INRHRTC/87 de 26 de outubro de 1987. A história da carreira profissional de Gaspar dos Santos no Ministério dos Transportes foi igualmente marcada pelo desempenho de cargos de responsabilidade como de Inspector Auditor da Aviação dos Serviços Técnicos e pelos mandatos de director-geral do INAVIC e do Gabinete de Inspecção do pelouro.
O ministro dos transportes, Ricardo D’Abreu, elogiou a coragem e honestidade demonstradas por Gaspar dos Santos nestes quatros anos de percurso e liderança do seu pelouro. Ricardo D’Abreu agradeceu a postura profissional e íntegra do ex director-geral do INAVIC, nos processos de acompanhamento e transformação do sector. O ministro dos transportes considerou Gaspar dos Santos como peça fundamental da história da aviação civil em Angola para depois proceder a entrega do certificado de mérito.