• Novo Aeroporto Com Desafios E Oportunidades De Negócios


    O Coordenador do Gabinete Operacional para Abertura e Certificação do Novo Aeroporto Internacional de Luanda (Gonail) Dr. António Agostinho Neto, José Paulo Nóbrega, disse ontem, em Luanda, que aquela infraestrutura aeroportuária trará para o país vários desafios e novas oportunidades de negócios.

    O responsável discursava na sessão sobre Avaliação Estrutural de Pavimentos Aeroportuários Angolanos, onde foram abordados temas como a Metodologia de avaliação Estrutural de pavimentos Aeroportuários, Cálculo do Aircraft Classification Register or Number (ACN) e do ACR pelo software COMFAA da administração Federal da Avaliação dos Estados Unidos da América, bem como a Metodologia ACR na avaliação estrutural de pavimentos aereoportuários e a experiência da ANAC na avaliação Estrutural de pavimentos, realizada nesta quarta-feira, em Luanda.

    José Paulo Nóbrega começou por dizer que a nova infraestrutura, localizada em Bom Jesus, há 40 KM da cidade de Luanda, tem enormes possibilidades de ampliação. Iniciando com a capacidade de 4,2 Milhões de Passageiros ano, com possibilidades de expansão até 15 Mi Pax / ano, 45 Mi Pax construindo mais uma pista/Ano, 65 Mi Pax/ Ano quando construido mais um terminal, não tendo limitações em termos operacionais.

    Para o coordenador do Gabinete Operacional do Novo Aeroporto Internacional de Luanda (NAIL), a nova infraestrutura afigura-se muito mais do que um local onde passageiros e cargas podem passar de um modo de transporte para outro.

    Disse ainda que o aeroporto tem um impacto "muito importante” na economia angolana, e que poderá alavanca-la.

    "E a futura cidade aeroportuária com cerda de 10.000 ha, maior que o casco urbano da cidade de Luanda, vai também permitir estruturar o crescimento urbano da cidade de Luanda criando uma cidade verde, apostando na mobilidade e novas tecnologias áreas de lazer, serviços e habitações para os vários estratos da nossa população”, justificou.

    Entretanto, reafirmou o arranque do Aeroporto ainda este ano e por esta razão, para garantir a qualidade dos trabalhos executados, o Laboratório de Engenharia de Angola fez ensaios de método de classificação estrutural de pavimentos aeroportuários ACN/PCN (Aircraft Classification Number/Pavement Classification Number), cujos testes vigoram desde 1983.

    "Estes testes permitem efectuar uma análise estrutural de pavimento através do cálculo das respostas da estrutura à passagem das cargas das aeronaves nas áreas de movimento do aeroporto, na forma de tensões, deformações e deflexões nos pontos críticos da estrutura, de maneira que possibilite avaliar a sua capacidade de resistir aos mecanismos de degradação provocados pela acção repetida das cargas oriundas do rolamento das aeronaves”.

    Relembrou que o ICAO propôs, numa adenda ao anexo XIV, a substituição dos ensaios PCN/ACN pelos ensaios pelos ACR/PCR (Aircraft Classification Rating/Pavement Classification Rating) até 2024, que adotará um procedimento empírico-mecanístico baseado na análise elática linear de camadas, o que pode resultar em uma melhor avaliação da capacidade estrutural dos pavimentos.

    Participaram do workshop, o Director Nacional para a Economia das Concessões, Eugénio Mauro de Lima Fernandes; o Bastonário da Ordem dos Engenheiros de Angola, Augusto Paulino Neto; representantes do Ministério das Obras Publicas e Urbanismo, da Forca Aérea Nacional, da Autoridade Nacional de Aviação Civil, da Empresa Nacional de Navegação Aérea, do Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica, da Sociedade Gestora de Aeroportos, da Sonangol, da Sonair, bem como engenheiros da OEA da AAPC e do Gonail.

    GONAILem Luanda, aos 01 de Junho de 2023.