O objectivo do serviço de agendamento é o de tornar mais fácil a interacção com os importadores e exportadores, reduzindo o tempo de espera para a movimentação de mercadorias.
No mesmo dia, o porto procedeu igualmente a apresentação do Centro de Coordenação de Navios, para melhorar a qualidade da informação operacional, trocada entre a autoridade portuária, os operadores dos terminais e as linhas de navegação.
Na ocasião, o administrador do Porto para Área Comercial, gestão das concessões e tecnologias de informação, Miguel Pipa, disse que o processo, que antes durava 5 dias, agora pode fazer 24 horas.
Realçou o contributo das tecnologias de informação na agilização dos processos portuários, permitindo maior facilidade no acesso dos serviços, com rapidez e segurança."Apresentamos dois produtos novos. O primeiro é o portal de pagamento, que permite com que os nossos clientes todos, agentes económicos que interagem com o Porto de Luanda, não necessitem de vir as nossas instalações para fazerem o pagamento das suas transacções comerciais”, disse.O segundo produto apresentado, indicou, é o agendamento eletrónico para entrada e retirada de mercadoria no Porto de Luanda.
" O produto é a Janela Única Portuária que faz com que o cliente possa usufruir 24/24horas dos serviços administrativos do Porto de Luanda. Acabamos por simplificar o processo, pois, antes, era necessário apresentar 5 documentos e hoje com a actualização, precisamos apenas de um único documento e sem necessidade de utilizar o papel”, assegurou.A 37ª edição a Feira Internacional de Luanda (Filda 2022), que congrega 629 expositores nacionais e estrangeiros, é promovido pelo Ministério da Economia e Planeamento (MEP), em parceria com a empresa Eventos Arena.
Em 2021, a FILDA congregou mais de 300 expositores representados por 18 países e privilegiou o sector tecnológico, suporte do desenvolvimento do agronegócio e da indústria.
A primeira Feira Internacional de Luanda realizou-se em 1983, há 39 anos.