• PORTO DO LOBITO RECEBE DELEGAÇÃO DA UNITA


    A ocasião foi aproveitada para o Presidente do Conselho de Administração, Celso Rodrigues de Lemos Rosas, para fazer uma exposição geral do Porto do Lobito, tendo avançado as grandes conquistas alcançadas para o bem-estar social dos trabalhadores, dentre as quais a implementação do qualificador ocupacional, a entrega de apartamentos no complexo habitacional "José Carlos Gomes”, entre outras.

    Celso Rosas avançou que um dos grandes desafios da empresa que dirige assenta, entre outros eixos, no concurso para a concessão dos terminais, que farão evoluir de um Porto Operador para Porto Senhorio, através da participação efectiva do sector privado. O responsável adiantou ainda que a visão do Conselho de Administração é transformar o Lobito num Porto de referência em que todos operadores internacionais e nacionais sintam interesse de trabalhar.

    O Responsável da UNITA, Primeiro Secretário do maior partido da oposição em Benguela, Adriano Abel Sapiñala, satisfeito com a visita, agradeceu pela forma acolhedora como foram recebidos, tendo dito que depois de ouvir atentamente as explicações do PCA da Empresa Portuária do Lobito tem a certeza de que o Conselho de Administração está comprometido à causa nobre e dos mais interesses sublimes da pátria, particularmente no que diz respeito as boas práticas de gestão. "Estivemos no Lobito no âmbito de um programa de visitas que efectuaremos às grandes empresas da província de Benguela, e no Porto entendemos melhor o que é, e o trabalho que nele se desenvolve, para que em tempo oportuno possamos constatar in loco o que as infraestruturas portuárias podem oferecer em termos de mobilidade e acomodação de mercadorias para o centro e sul do país”, salientou.

    O representante da UNITA em Benguela elogiou o Conselho de Administração pelo trabalho que tem vindo a efectuar, para a elevação e promoção do espírito de trabalho para a garantia do desenvolvimento insustentável do Porto e muito particular Província de Benguela.

    O político reconheceu também que os países da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), poderão, através do Porto do Lobito e do Caminho de Ferro de Benguela (CFB), desenvolver grande parte das trocas comerciais com outros países.