A informação foi avançada segunda-feira pela directora provincial dos Transportes e Mobilidade Urbana do Cuanza Sul, Marta Mohongo, adiantando que a campanha será realizada na via pública e nos locais de grande concentração populacional, com palestras e distribuição de panfletos.
De acordo com a responsável, o sector dos Transportes controla a nível da província 110 mototaxistas, referindo que a grande maioria exerce a actividade à margem da lei.
"A iniciativa visa disciplinar a actividade, pois a maioria dos motoqueiros não se desloca ao Gabinete dos Transportes e Mobilização Urbana para legalizar a actividade, trabalhando à margem da lei e sujeitos a penalizações. Queremos colmatar a situação, com o reforço das campanhas de sensibilização”, salientou.
Por outro lado, a directora lembrou que a província beneficiou, em Maio deste ano, de 37 autocarros, com vista a reforçar a frota de transportes públicos.
Contudo, frisou que o Cuanza Sul necessita de mais de 30 autocarros para minimizar o défice, justificando que a procura tem sido maior nos últimos dias.
"As cidades estão a crescer e o número de habitantes também. Neste sentido, há necessidade de aumentarmos os transportes públicos, sobretudo nos municípios do Sumbe, Amboim, Porto-Amboim, Cela, Seles, Libolo e da Quibala, por serem os mais populosos”, acrescentou.