"Corrupção e suborno” foi o tema escolhido para a abertura do ciclo de palestras subordinado ao tema Comportamentos Éticos e Deontológico, promovido pela Unicargas, empresa adstrita ao Ministério dos Transportes.
O ciclo de palestras é promovido pelo Gabinete de Sustentabilidade e Gestão de Risco da Unicargas. Em relação ao primeiro tema, Suborno e Corrupção, o prelector Kianvu Tamo apontou os princípios de actuação e da necessidade de pautar-se por valores como a responsabilidade, a honestidade e a integridade.
Kianvu Tamo enfatizou que é «preciso agir com honra e rectidão, não receber ou efectuar ofertas para influenciar a obtenção de vantagem ilegítima, nem efectuar, em nome da empresa, contribuições monetárias a partidos políticos». Defendeu que é preciso defender e salvaguardar o bem público. «O património da empresa deve ser utilizado com respeito e responsabilidade em nome da instituição e não para proveito pessoal. Numa organização, como a Unicargas, todos são responsáveis, desde o chefe ao técnico», disse Kianvu Tamo que, é também o Presidente do Comité de Ética da Unicargas.
Na mesma ocasião, Sebastião Castro, técnico da área de logística, disse ser necessário reforçar os factores que concorrem para o combate contra corrupção, como as grandes disparidades salariais entre instituições do estado e, também, entre os subordinados e os chefes.
Para o Director do Gabinete de Sustentabilidade, Moreira Julante, "a promoção da cultura ética na empresa é incentivar as boas práticas de gestão na instituição”, sublinhou.