mintrans.gov.ao
Internacional
21 Fevereiro de 2022 | 14h04 - Actualizado em 19 Abril de 2022

Angola investe 37 mil milhões de dólares em transportes

O governo angolano investe, anualmente 1,4 mil milhões de dólares americanos no sector dos Transportes, há cerca de 20 anos, sendo que desde o ano de 2018, esse investimento passou a ser de 14 mil milhões de Dólares por ano, para um orçamento total de 37 mil milhões de Dólares até 2023.

A informação foi avançada nesta terça-feira, no Dubai, pelo Secretário de Estado para os Sectores de Aviação Civil, Marítimo e Portuário do Governo de Angola, Carlos Borges, quando intervinha, como orador da mesa redonda ‘Impulso para a Sustentabilidade: a Perspectiva do Governo’, organizado pela Bloomberg, no pavilhão de Angola na expo Dubai 2020, que decorre na emblemática cidade dos Emirados Árabes Unidos.

O governante, que considerou como um investimento colossal, o montante de 37 mil milhões de dólares norte-americanos, à razão de 1,4 mil milhões/ ano acrescentou ainda que o investimento do governo angolano neste sector tem um período de 20 anos, sendo que entre 2018 e 2023 o investimento são no valor 14 mil milhões de dólares. Para ele, a participação do Sector Privado/investidores estrangeiros é necessário para que o sector empresarial privado assumam a gestão de algumas infra-estruturas actualmente sob a tutela do Estado. Anunciou ainda que No âmbito deste programa, está previsto um novo investimento massivo a nível dos Caminhos-de-ferro para integrar as linhas do Norte, Centro e Sul do País, e interligá-las com alguns ramais das Repúblicas do Congo e da Zâmbia. 

As plataformas logísticas também fazem parte da aplicação do Executivo para que a produção local chegue às cidades e exportadas de forma competitiva ou alocadas aos pólos industriais. "É esta a visão integrada que temos, por isso, precisamos do sector privado, pois, é fundamental o seu auxílio, que abrirão portas para outros mercados de consumidor”, esclareceu. ‘Impulso para a Sustentabilidade: a Perspectiva do Governo’, é uma das quatro mesas redondas organizadas nesta terça-feira, no pavilhão de Angola, na Expo Dubai 2020, onde diversas personalidades do aparelho governativo angolano e do empresariado nacional e estrangeiro participaram, com destaque para o Embaixador de Angola nos Emirados Árabes Unidos, Albino Malungo e da Comissária angolana na Expo Dubai 2020, Albina Assis Africano.

 



Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais